Amazon Prime Video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Kindle Unlimited Cloud Drive Photos Electronics Kitchen Computers VideoGames Wireless

Em Busca de Sentido
Formato: Capa comum|Alterar
Preço:R$42,35+ Frete GRÁTIS em pedidos a partir de R$ 99

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 10 de outubro de 2015
O livro tem duas partes (a primeira originalmente era o livro inteiro, a segunda foi adicionada posteriormente):

1ª - O autor narra suas percepções acerca da psicologia dos prisioneiros de campos de concentração nazista. O próprio autor foi prisioneiro e sobrevivente de campos de concentração, então os relatos dizem respeito tanto às suas próprias reações quanto às de seus colegas.

2ª - Apresentação breve da logoterapia, modelo de clí­nica terapêutica que começou a ser desenvolvido por Viktor Frankl antes da ascensão do Nazismo na Alemanha, interrompido durante a prisão do autor em campos de concentração e retomado após sua libertação. Como o tí­tulo do livro dá a entender, a logoterapia tem como principal pressuposto a noção de que é a realização de um ou mais sentidos que confere a um indiví­duo uma boa saúde mental e uma vida que vale a pena ser vivida (em contraste às buscas pelo prazer e pela felicidade, por exemplo).

A resenha:

A primeira parte é muito boa e merece 5 estrelas. O autor se expressa de forma bastante cientí­fica e nada melodramática (o livro não é de forma alguma um tipo dramalhão de auto-ajuda). Além disso, escreve bem - muitos conseguirão ler toda essa parte do livro em apenas uma sentada e sem perder em momento algum o interesse. A mensagem dessa parte do livro que mais me marcou: mesmo em condições muito adversas, as pessoas ainda têm a liberdade de escolha. P. ex.: um prisioneiro de Auschwitz podia não ter a opção de comer bem, descansar em um leito confortável etc., mas nada nem ninguém podia tirar-lhe a liberdade de escolher como reagir à sua difí­cil situação. Essas convicções que o autor já desenvolvia antes de ser preso o ajudaram imensamente a sobreviver aos horrores dos campos de concentração. Recomendo fortemente essa leitura tanto a profissionais da saúde mental quanto ao público em geral.

A segunda parte - princípios básicos da Logoterapia - me levou a não pontuar o livro com 5 estrelas.
Após ler a parte 1, é natural que o leitor queira saber mais sobre a escola prática de terapia criada por Viktor Frankl, então a adição da segunda parte em edições mais modernas fez bastante sentido.
Entretanto, a logoterapia é apresentada de uma forma demasiadamente simples. Isso até que é compreensí­vel, uma vez que o objetivo do autor era mesmo fazer uma breve apresentação.
Ainda assim, me incomodou a forma como ele apresenta casos de curas quase milagrosas de pacientes com problemas de longa data.
Não duvido desses relatos, na verdade acredito neles. Bons terapeutas provavelmente se depararão com sucessos similares umas poucas vezes ao longo de suas carreiras, mas a apresentação selecionada induz à crença de que a logoterapia é milagrosa.
A argumentação em favor da importância do sentido da vida por meio desses casos soa um pouco pobre, mesmo sendo o pressuposto muito interessante. Tenho fé que outros livros do mesmo autor elucidam melhor sua escola terapêutica.
Posto isto, gostei de ler sobre a logoterapia e me interessei por saber mais a respeito.
0Comentar| 49 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 13 de setembro de 2017
Valeu apena ler essa história de um psiquiatra que conseguiu vencer o sofrimento do campo de concentração mantendo seu espirito forte e usando isso para ajudar as pessoas a descobrir o sentido da vida.
em 14 de outubro de 2017
Apesar de ser um livro curto consegue elucidar bem algumas duvidas a respeito da logoterapia de Viktor Frankl,alem de uma espetacular historia no campo de concentracao,fazendo diversas citacoes e com vocabulario enriquecedor
em 13 de março de 2017
Nada impede compreender profundamente o sentido da vida , Leitura obrigatória para todos os que desejam aprofundar no autoconhecimento. Recomendo.
em 30 de julho de 2017
Adorei este livro. Ele é bem curto, mas sem deixar de ser claro e muito motivador. A aquisição foi um presente para mim! Recomendo muito!
em 5 de dezembro de 2016
Livro simplesmente fantástico, uma introdução à logoterapia.
Nesse livro Frankl mostra em quais condições surgiu sua teoria, recomendo e aprovo.
em 18 de abril de 2017
Emocionante e profundo. Agora é meu livro de cabeceira. Dar sentido à existência é mais exigente do que eu pensava!!!
em 8 de agosto de 2017
Um dos melhores livros para ter no seu acervo, complexo e útil para todos os brasileiros que sobrevivem nessa terra
em 30 de abril de 2015
Uma obra fantástica que nos mostra uma perspectiva rara. A do próprio prisioneiro.
Algumas afirmações do autor são chocantes, como dizer que é na situação extrema que a pessoa revela sua verdadeira face. Que não são as circunstâncias que moldam o comportamento das pessoas, mas apenas revelam quem realmente são.
Foi bonito ver também que, mesmo entre os nazistas era possível encontrar algumas pessoas de bom coração.
Mas a frase que me impactou foi que o sentido da vida é aquilo que nós mesmos fazemos para que a vida tenha sentido.
0Comentar| 9 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 27 de fevereiro de 2016
O livro é interessantíssimo. Prende a sua atenção primeiramente pelo relato autobiográfico de Viktor Frankl feito como forma de contextualizar a psicoterapia que ele criou (Logoterapia). Em seguida é feita uma apresentação mais formal do conceito de Logoterapia e suas prerrogativas.
Não classificaria esse livro dentro do estigma de "auto-ajuda" que conhecemos. Pois ele não vende "segredos" para uma vida melhor e mais próspera, pelo contrário, fala justamente do sofrimento como elemento de transformação e busca pelo sentido. Como o autor diz: "Não se trata do que a vida faz com a pessoa, mas do que a pessoa faz com a vida..."
0Comentar| 12 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso