Books eBooks Kindle eBooks Kindle Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Computers VideoGames Wireless

Em Busca de Sentido
Formato: Capa comum|Alterar
Preço:R$34,90+ Frete GRÁTIS em pedidos a partir de R$ 99 enviados pela Amazon

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 10 de outubro de 2015
O livro tem duas partes (a primeira originalmente era o livro inteiro, a segunda foi adicionada posteriormente):

1ª - O autor narra suas percepções acerca da psicologia dos prisioneiros de campos de concentração nazista. O próprio autor foi prisioneiro e sobrevivente de campos de concentração, então os relatos dizem respeito tanto às suas próprias reações quanto às de seus colegas.

2ª - Apresentação breve da logoterapia, modelo de clí­nica terapêutica que começou a ser desenvolvido por Viktor Frankl antes da ascensão do Nazismo na Alemanha, interrompido durante a prisão do autor em campos de concentração e retomado após sua libertação. Como o tí­tulo do livro dá a entender, a logoterapia tem como principal pressuposto a noção de que é a realização de um ou mais sentidos que confere a um indiví­duo uma boa saúde mental e uma vida que vale a pena ser vivida (em contraste às buscas pelo prazer e pela felicidade, por exemplo).

A resenha:

A primeira parte é muito boa e merece 5 estrelas. O autor se expressa de forma bastante cientí­fica e nada melodramática (o livro não é de forma alguma um tipo dramalhão de auto-ajuda). Além disso, escreve bem - muitos conseguirão ler toda essa parte do livro em apenas uma sentada e sem perder em momento algum o interesse. A mensagem dessa parte do livro que mais me marcou: mesmo em condições muito adversas, as pessoas ainda têm a liberdade de escolha. P. ex.: um prisioneiro de Auschwitz podia não ter a opção de comer bem, descansar em um leito confortável etc., mas nada nem ninguém podia tirar-lhe a liberdade de escolher como reagir à sua difí­cil situação. Essas convicções que o autor já desenvolvia antes de ser preso o ajudaram imensamente a sobreviver aos horrores dos campos de concentração. Recomendo fortemente essa leitura tanto a profissionais da saúde mental quanto ao público em geral.

A segunda parte - princípios básicos da Logoterapia - me levou a não pontuar o livro com 5 estrelas.
Após ler a parte 1, é natural que o leitor queira saber mais sobre a escola prática de terapia criada por Viktor Frankl, então a adição da segunda parte em edições mais modernas fez bastante sentido.
Entretanto, a logoterapia é apresentada de uma forma demasiadamente simples. Isso até que é compreensí­vel, uma vez que o objetivo do autor era mesmo fazer uma breve apresentação.
Ainda assim, me incomodou a forma como ele apresenta casos de curas quase milagrosas de pacientes com problemas de longa data.
Não duvido desses relatos, na verdade acredito neles. Bons terapeutas provavelmente se depararão com sucessos similares umas poucas vezes ao longo de suas carreiras, mas a apresentação selecionada induz à crença de que a logoterapia é milagrosa.
A argumentação em favor da importância do sentido da vida por meio desses casos soa um pouco pobre, mesmo sendo o pressuposto muito interessante. Tenho fé que outros livros do mesmo autor elucidam melhor sua escola terapêutica.
Posto isto, gostei de ler sobre a logoterapia e me interessei por saber mais a respeito.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 27 de fevereiro de 2016
O livro é interessantíssimo. Prende a sua atenção primeiramente pelo relato autobiográfico de Viktor Frankl feito como forma de contextualizar a psicoterapia que ele criou (Logoterapia). Em seguida é feita uma apresentação mais formal do conceito de Logoterapia e suas prerrogativas.
Não classificaria esse livro dentro do estigma de "auto-ajuda" que conhecemos. Pois ele não vende "segredos" para uma vida melhor e mais próspera, pelo contrário, fala justamente do sofrimento como elemento de transformação e busca pelo sentido. Como o autor diz: "Não se trata do que a vida faz com a pessoa, mas do que a pessoa faz com a vida..."
em 7 de julho de 2015
Ouvi de um senhor exatamente a frase acima da leitura indispensável deste e falou por cima do que se tratava o livro e do autor.
Me interessei pelo livro porque se tratava de uma experiencia pessoal do autor pela passagem por campos de concentração. Um sobrevivente que foi capaz de relatar esse infortúnio na forma de literatura. O interessante é que ele faz um esboço da psique humana em confronto com situações extremas para suportar e viver dias de incertezas e desesperança diante de um quadro tão caótico.
Recomendo, nos faz pensar o quanto levamos a vida levianamente sem dar conta da enorme importância de cada dia.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 9 de abril de 2017
Há muitos livros de sobreviventes do Holocausto, mas este é diferente porque não conta somente uma História, e sim as reflexões de um sobrevivente sobre o que restou da História. Nós não nascemos para desistir: Viktor mostra isso! Livro para ser lido, relido e presenteado.
em 7 de março de 2018
O livro retrata a vida do Vitor Frankl dentro dos campos de concentração, para aqueles que são amante de histórias da segunda guerra e também para os que amam livros dotados de histórias capazes de fortalecer a pessoa e incentivar o autoconhecimento. Narra desde a entrada nos campos de concentração, como dos fatos ocorridos lá dentro e o seu olhar como psiquiatra de tudo que aconteceu com ele. A última etapa do livro traz um estudo sobre a Logoterapia, desenvolvida pelo autor.
em 15 de dezembro de 2017
Gostei do livro, dá bastantes detalhes sobre os campos de concentração e as condições físicas e psicológicas em que as pessoas sobreviviam lá, além de contar como as pessoas que saiam vivas de lá pensavam e agiam no campo de concentração. Fala sobre o sentido da vida e como você ter ou não uma visão positiva de futuro influência na sua maneira de pensar, agir e sentir, além de influenciar também fisicamente em todo o seu sistema imunológico. Um ponto marcante do livro pra mim é quando ele conta que próximo ao natal a taxa de mortalidade no campo de concentração aumentou 4x, justamente porque os prisioneiros já estavam vendo sua visão positiva de futuro que no caso era conseguir passar o natal e a virada do ano com suas famílias não acontecer, e já não tinham mais esperança de um futuro melhor, o que afetou o sistema imunológico deles e os fez ficarem mais propensos a doenças que consumaram suas mortes. Recomendo muito a leitura.
em 2 de março de 2017
O enfoque que o autor dá ao período em que ficou em um campo de concentração é surpreendente. Ao invés de um livro dramático e clichê, com vitimização do autor, é um livro surpreendentemente analítico que se baseia na experiência do autor e em todos os aprendizados que ele tirou da experiência, que o levaram a criar a logosofia. Uma leitura simples e profunda, que mexe com os leitores e leva a uma reflexão sobre o objetivo da própria existência.
em 26 de setembro de 2016
Uma perspectiva "nova"(de 1945) com a terceira escola de psicoterapia de Viena de Frankl. Uma abordagem vivencial que aponta para a liberdade última do ser humano sobre decidir ser feliz apesar dos pesares.
em 3 de dezembro de 2017
O autor é fabuloso e esta edição está muito bem revisada.
Simplesmente é um livro de sempre se ter em casa. O livro chegou vários dias antes do previsto, bem embalado. Muito bom.
em 21 de fevereiro de 2018
Uma verdadeira lição de vida. O autor narra sua passagem pelos campos de concentração pelo ponto de vista do encarcerado e do psicólogo. Realmente impressionante.