Faça download dos Aplicativos de Leitura Kindle Gratuitos e comece a ler eBooks Kindle nos mais populares smartphones, tablets e computadores pessoais. Para enviar o link de download para seu smartphone por SMS, use o formato internacional sem espaços (Código Internacional+DDD+Número. Exemplo: +551199999999)

  • Apple
  • Android
  • Windows Phone
  • Android

Para receber o link de download digite seu celular:

Preço Kindle: R$ 24,99
logo do Kindle Unlimited
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU

Essas promoções serão aplicadas a este item:

Algumas promoções podem ser combinadas; outras não são elegíveis. Para detalhes, por favor, acesse os Termos e Condições dessas promoções.

Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Anúncio do aplicativo do Kindle

Epistemologia das Ciências da Educação (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 7) eBook Kindle

Clientes relataram a presença de problemas de qualidade neste eBook. Esse eBook possui: Erros de digitação, Má Formatação .
O editor foi notificado para corrigir estes problemas.
Problemas de qualidade relatados

Ver todos os formatos e edições Ocultar outros formatos e edições
Preço
Novo a partir de Usado a partir de
eBook Kindle
R$ 24,99

Número de páginas: 157 páginas Configuração de fonte: Habilitado Page Flip: Habilitado
Idioma: Português
  • Livros semelhantes a Epistemologia das Ciências da Educação (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 7)

eBooks na Loja Kindle
eBooks em oferta na Loja Kindle
Todos os dias, novos eBooks com desconto. Vem.

Descrições do Produto

Descrição do produto

A palavra epistemologia tem sido utilizada para designar qualquer teoria de conhecimento, como o a do senso comum. No entanto foi criada pelo filósofo escocês James F. Ferrier (1808-1864), para designar uma disciplina que tem por objeto o conhecimento científico, utilizando a palavra grega epistêmê cujo significado técnico é conhecimento científico ou confiável; e logos, discurso, narrativa. Em seu significado estrito designa o estudo crítico (analítico) para determinar valor explicativo e preditivo de algum procedimento científico. Em seu significado extenso epistemologia é o “estudo da constituição de conhecimentos válidos”, portanto não se restringe aos produzidos pelas ciências. Esse significado extenso também pode ser denominado, como se fazia na linguagem técnica da filosofia, por gnoseologia, de gnosis, conhecimento.
Ferrier propôs a disciplina epistemologia para superar as disputas filosóficas, uma vez que essas são incidíveis, isto porque não há critérios razoáveis para verificação e validação de seus enunciados. A epistemologia apresenta-se, então, como uma disciplina que substitui a Filosofia da Ciência, por utilizar uma metodologia de análise (crítica) intersubjetiva que permite estabelecer as condições de produção de argumentos válidos. Autores britânicos e da área de sua influência não distinguem epistemologia e filosofia das ciência, utilizam esses vocábulos como sinônimos.
Epistemologia, em seu significado quase consensual, designa uma disciplina que tem por objetivo justificar os procedimentos que sustentam os argumentos científicos distinguindo-os dos demais. Um de seus problemas é o da demarcação entre o senso comum e o senso incomum, as proposições científicas, a qual não se justifica apenas por declarar que tal ou qual conhecimento é ou não do senso comum. Seria necessária um epistemologia científica, na linha proposta por Ferrier, para que seus enunciados sejam verificados e corroborados por qualquer pesquisador. Jean Piaget, por exemplo, delimita o campo de uma epistemologia científica (1975, p. 30-31).
Na língua da filosofia, o dito por Piaget é um caso de “ser que se diz de múltiplas maneiras”, cada qual justificável em seu lugar social, sem que se possa sustentar uma teoria do todo ou de tudo (holística), a qual seria o ponto de partida da filosofia da ciência, ou epistemologia. Em “o ser se diz de múltiplas maneiras” reencontramos a posição de Aristóteles, para quem o rigor argumentativo varia segundo a situação, o que se pretende fazer (Berti, 1991). Não se requer que um marceneiro demonstre os teoremas da geometria que ele utiliza, mas se exige que o geômetra faça-o, mas não se espera que este seja capaz de realizar uma obra de marcenaria.
Em suma, a epistemologia examina problemas científicos bem determinados, os que são postos no âmbito dos procedimentos de sua criação e justificação, expondo-os para os rejeitar, aperfeiçoar ou validar. Os problemas epistemológicos são preliminares e consequentes de alguma metodologia de pesquisa. Preliminares, por justificarem a viabilidade da produção de algum conhecimento confiável acerca de algum tema; consequente, por examinarem o realizado tanto para o corroborar quanto rejeitar ou mostrar as suas insuficiências eventualmente propondo uma via para a resolver. Neste âmbito proponho a constituição de uma epistemologia das ciências da educação.

Detalhes do produto

  • Formato: eBook Kindle
  • Tamanho do arquivo: 517 KB
  • Número de páginas: 157 páginas
  • Quantidade de dispositivos em que é possível ler este eBook ao mesmo tempo: Ilimitado
  • Editora: Poiesis Editora (10 de novembro de 2013)
  • Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
  • Idioma: Português
  • ASIN: B00GOKUSKM
  • Dicas de vocabulário: Não habilitado
  • Leitor de tela: Compatível
  • Configuração de fonte: Habilitado
  • Avaliação média: Seja o primeiro a avaliar este item
  • Lista de mais vendidos da Amazon: #21,992 entre os mais vendidos na Loja Kindle (Conheça os 100 mais vendidos na Loja Kindle)

Avaliação de clientes

Ainda não há avaliações de clientes para este título.
Compartilhe seus pensamentos com outros clientes
click to open popover

Onde está meu pedido?

Frete e devoluções

Precisa de ajuda?