Comprei-o sem muita esperança de que ele viesse a se diferenciar de outros livros que já havia lido e tinham o mesmo propósito, ou seja, ensinar ou melhorar a escrita de ávidos ficcionistas.
Logo nas primeiras páginas comecei a me surpreender com o que era apresentado. Sensato, despretensioso, não tinha o jeito comum a muitos livros sobre o assunto, ou seja, o autor não se colocava como um elevado que ensinava algo a neófitos, futuros desistentes diante de tamanha complexidade que é escrever.
“Escrever Ficção” tem um tom leve, conectado à competência do leitor. Não usa qualquer vocábulo ou construção lógica que possa criar um hiato entre o escritor e o leitor, levando-o a se remexer sobre a cadeira, desconfortado, ou, pior, humilhado pelo autor ao jogá-lo no vazio do desconhecimento extremo de conceitos. “Mas, como?, isso é complexo demais...”, ele diz, lá no íntimo, quase largando o livro e caminhando em direção ao sofá para ligar a televisão.
Então, peguei meu lápis, meu marcador de referências e comecei a ler, e fiz algo que não costumo fazer por respeito às páginas dos livros que leio: risquei-as, marquei-as, criei minhas próprias lembranças, transformando o livro num anexo da minha compreensão pessoal do que venha ser considerado uma boa escrita. E está aqui comigo o livro do professor Luiz Antonio, que mais parece uma rua enfeitada em dia de São João, completamente tomado por bandeirinhas coloridas, que são lembranças de como eu venho errando (e acertando, também) com os textos que escrevo.
E como é simples escrever; e como é complexo escrever com um bom nível de assertividade. Sim, porque, como em toda arte ou todo ofício, há segredos, e esse livro, como um walkthrough bem estruturado, tem essa capacidade de revelar um caminho menos árduo em direção a um texto que faça gosto de ser escrito e ser lido posteriormente por alguém.
O livro aborda métodos e caminhos centrados na experiência de quem se dedica há 34 anos a lidar com o tema Literatura, e não bastasse apenas isso, o professor fundamenta suas postulações em formas e maneiras comprovadamente vitoriosas, e o faz nos trazendo mais de uma centena de exemplos através dos séculos de textos que marcaram gerações, um acréscimo, quando nos dá a conhecer experiências literárias vitoriosas de grandes autores.
Tópicos abordados pelo livro:
1- Ser ficcionista é exercer nossa humanidade;
2- O personagem, o poderoso da história: O personagem como irradiador da narrativa;
3- Temos muito em comum com Hamlet: A questão essencial do personagem e o conflito da narrativa;
4- Escrever ficção é tramar: O enredo e a estrutura;
5- Aplainando um terreno de intenso trânsito: A focalização;
6- Onde aconteceu isso tudo?: O espaço;
7- Personagens desdenham seus relógios de pulso: O tempo;
8- Pequeno tratado de liberdade: O estilo;
9- Um guia para conduzir você em meio à selva: Roteiro para a escrita de um romance linear.
Um ficcionista que busque mais acertar do que errar, não precisa caminhar às cegas, tentando, inventando e experimentando aquilo que muitas vezes se sabe não irá funcionar satisfatoriamente. Esse livro traz esse roteiro que induz ao acerto sem tolher experiências que por ventura sejam de desejo do escritor. Tudo é possível, desde que encante o leitor, e o livro do professor Luiz Antonio é um bom companheiro nessa tarefa de escrever e ser lido.
Talvez o único e grande erro do livro se resuma ao seu último parágrafo, que diz assim:
“Caso você tenha aprendido alguma coisa de útil neste livro, você só será ficcionista por inteiro no dia em que o tiver apagado da memória.”
Não é verdade. Não acredite nisso. "Escrever Ficção" é um livro que um escritor ficcionista que não se queira pretensioso além da conta [porque todos o são, ao menos um pouco, vá lá...], sempre o trará consigo e o consultará em algum momento.
Comece a ler Escrever ficção: Um manual de criação literária no seu Kindle em menos de um minuto.
Você ainda não tem um Kindle? Compre seu Kindle aqui, ou baixe um app de leitura Kindle GRÁTIS.
Você ainda não tem um Kindle? Compre seu Kindle aqui, ou baixe um app de leitura Kindle GRÁTIS.