Vou começar o review dizendo que é um produto incrível, porém, conforme vamos utilizando, percebe-se que pecam nos detalhes.
Não tive um Kindle anterior, mas já cheguei a utilizar emprestado (até para comparar nesse review) e lembro que não curti muito porque achei a qualidade baixa e por também na época acreditar que ler no meu iPad de 3 geração seria superior (errei e errei feio, pois ao visitar 2 oftalmos percebi que literalmente estragaria o sentido da visão caso continuasse). Foi daí que desisti de vez de livros digitais e fui ampliando cada dia mais minha biblioteca de livro físicos (algo atualmente com 600 livros de minha área e 250 não técnicos).
Por fim, decidi no final de 2018 render-me aos livros digitais novamente, pois vários que queria ler só estavam disponíveis online! Então comprei o novo Kindle Paperwhite de 8GB, acreditando que não queria sair de meus livros físicos por completo para investir num de 32 GB.
PROS
- LED adicional ao modelo antecessor
- Nova fonte Bookerly, uma nova fonte desenvolvida pela Amazon para tornar a leitura mais leve.
- Melhoria no Kerning (espaçamento de letras)
- Consequentemente melhoria na legibilidade (deixa de ter letras que são “engolidas” e dificultam o entendimento rápido)
- Melhor hifenização e espaçamento de parágrafos
- Bateria duradoura, em poucas semanas com o meu já deixei fora de tomada numa viagem de 6 dias em que estive lendo no avião ida e volta, assim como, no hotel durante 3 noites. Voltei para casa com ela > 70%.
- Destaques e notas que podem ser acessadas a qualquer momento, dando ao usuário um próprio “resumo”de seus livros.
- Já sou viciado em leitura, agora a vontade aumentou e já me sinto na obrigação de levá-lo “para cima e para baixo (todos lugares)”.
CONTRAS
- Contendo LED adicional comparado ao modelo antecessor, não se nota diferença notável em fotos, até porque os ebooks não costumam trazer imagens de alta resolução para poupar espaço nos dispositivos. A única vantagem que vejo na nova definição é durante a leitura de PDFs, já que os pixels extras ajudam a ler as letrinhas dos documentos na pequena tela de 6 polegadas. Mas não se engane: Kindle e PDF ainda não combinam!
- Repito: PDF não tem ainda a melhor integração, mas dá pra ler sim!
- Sistema lento, tenho a sensação de que o hardware poderia ser melhorado e a Amazon economizou. Isso é o que mais me irrita no Kindle. Até para selecionar o que deixará em destaque ou mesmo colocar notas fica bem lento comparado a um Tablet ou Smartphone de geração atual.
- Digitar as notas nele é horrível, o software / hardware torna a experiência lenta e irritante!!! Se eu tivesse um smartphone com essa lentidão, já teria abandonado para aquisição de outro. Como não é o foco principal, pois é para LEITURA, dá para aceitar. Mas admito que se houver melhoria nisto no futuro, troco na hora esse que acabei de adquirir!
Conclusão: vale a pena comprar o novo Kindle Paperwhite? Daria 2 respostas, pois depende:
- Se você possui um Kindle Paperwhite de 1ª ou 2ª geração, NÃO! Seja feliz com o seu gadget atual e obrigado por ler o review até aqui.
- Se você não possui nenhum leitor de ebooks, ou ainda possui um Kindle sem iluminação, sim.
O Kindle Paperwhite continua tendo o melhor custo-benefício entre os e-readers vendidos no país. Com tela de alta qualidade, excelente desempenho, bateria duradoura e um bom ecossistema por trás, trata-se de um leitor de ebooks que dificilmente causará alguma decepção aos proprietários. Por não emitir luz diretamente para o rosto do usuário, o aparelho da Amazon também é bastante confortável para leituras longas. Dei nota 3, pois os CONTRAS são muito fortes para minha experiência de uso (acaba que não há concorrente, então fico com ele mesmo) e os PROs são fracos quando comparados ao modelo anterior! Alô Amazon, coloca um turbo neste aparelhinho com uma atualização! Vou colocar video para que entendam!