Faça download dos Aplicativos de Leitura Kindle Gratuitos e comece a ler eBooks Kindle nos mais populares smartphones, tablets e computadores pessoais. Para enviar o link de download para seu smartphone por SMS, use o formato internacional sem espaços (Código Internacional+DDD+Número. Exemplo: +551199999999)

  • Apple
  • Android
  • Windows Phone
  • Android

Para receber o link de download digite seu celular:

Preço Kindle: R$ 15,45
logo do Kindle Unlimited
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU

Essas promoções serão aplicadas a este item:

Algumas promoções podem ser combinadas; outras não são elegíveis. Para detalhes, por favor, acesse os Termos e Condições dessas promoções.

Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Anúncio do aplicativo do Kindle

Lugares comuns: A teoria dos lugares comuns nos Tópicos de Aristóteles e as principais modificações que sofreu até os nossos dias (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 8) eBook Kindle


Ver todos os formatos e edições Ocultar outros formatos e edições
Preço
Novo a partir de Usado a partir de
eBook Kindle
R$ 15,45

Número de páginas: 150 páginas Configuração de fonte: Habilitado Page Flip: Habilitado
Idioma: Português
  • Livros semelhantes a Lugares comuns: A teoria dos lugares comuns nos Tópicos de Aristóteles e as principais modificações que sofreu até os nossos dias (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 8)

eBooks na Loja Kindle
eBooks em oferta na Loja Kindle
Todos os dias, novos eBooks com desconto. Vem.

Quais outros itens os consumidores compraram após visualizar este item?


Descrições do Produto

Descrição do produto

A tese de Thionville é de grande interesse para os que se envolvem, de alguma maneira, com as questões relacionadas com o ensino dos procedimentos intelectuais. Se é certo que estes são espontâneos também se sabe que o seu estudo permite aperfeiçoá-los. É o caso dos lugares comuns envoltos por camadas de tintas que os ocultam em sua acepção originária, a de Aristóteles, que Thionville recupera.
Por que Thionville recuperou a acepção aristotélica dos lugares comuns? Para as ensinar, tal como o fez o Estagirita. Esse ensino tem por finalidade o desenvolvimento da pessoa; trata-se de uma educação liberal, não a que resulta na formação para servir, a requerida pelas profissões. Não há, de fato, incompatibilidades entre a educação liberal e a servil, ou profissional, mas a primeira antecede a segunda, pois esta necessita daquela. Essa doutrina pedagógica organizou-se em torno das sete vias para o aperfeiçoamento pessoal, divididas em dois conjuntos: o trivium e o quadrivium. Nas três vias, ou trivium, os estudantes aprendiam a Gramática (ler e escrever adequadamente), a Dialética (ou Lógica) e a Retórica; uma vez habilitados nessas vias do conhecimento, percorriam as outras quatro: Aritmética, Música, Geometria e Astronomia (Astrologia). Só depois, na universidade, os hábeis nessas técnicas ou artes intelectuais eram conduzidos ao domínio de alguma profissão.
Os problemas, ou questões, postas pela condução dos aprendizes de um estado de ignorância ao do saber centram-se nos instrumentos necessários para as atividades intelectuais. Sabe-se ser possível conduzir alguém de um estado ao outro, mas há muitas dúvidas a respeito de como o fazer de maneira eficiente e efetiva. E este é o centro de debates milenares a respeito das características das técnicas, ou artes, noéticas ou intelectuais.
Haveria um método, algum procedimento eficaz para argumentar de modo conciso e conclusivo (rigoroso)? Aristóteles demonstrou que sim, e os meios para tal encontram-se no conjunto de tratados reunidos sob a rubrica Órganon, que inclui os Tópicos, mas não a Retórica. Os Tópicos expõem um conjunto de procedimentos envolvidos nas disputas dialéticas, nas quais é preciso obter a adesão do outro às teses defendidas recorrendo-se aos lugares comuns, que é o tema desta obra de Thionville.

Detalhes do produto

  • Formato: eBook Kindle
  • Tamanho do arquivo: 723 KB
  • Número de páginas: 150 páginas
  • Quantidade de dispositivos em que é possível ler este eBook ao mesmo tempo: Ilimitado
  • Editora: Poiesis Editora (21 de novembro de 2013)
  • Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
  • Idioma: Português
  • ASIN: B00GVGFU1G
  • Dicas de vocabulário: Não habilitado
  • Leitor de tela: Compatível
  • Configuração de fonte: Habilitado
  • Avaliação média: Seja o primeiro a avaliar este item
  • Lista de mais vendidos da Amazon: #35,673 entre os mais vendidos na Loja Kindle (Conheça os 100 mais vendidos na Loja Kindle)

Avaliação de clientes

Ainda não há avaliações de clientes para este título.
Compartilhe seus pensamentos com outros clientes
click to open popover

Onde está meu pedido?

Frete e devoluções

Precisa de ajuda?