Desde que me envolvi com a atividade de escrever para terceiros de uma forma mais profissional tenho procurado ler esse tipo de livro. Já é o quarto livro dessa natureza que leio e que se veio a juntar aos livros de Stephen King e Rodrigo Gurgel para os quais também fiz resenha aqui na Amazon.
O fato, é que o leitor brasileiro quando lê um livro com essas orientações, escrito por um autor de outro idioma, deve atentar para as peculiaridades de nosso idioma e literatura, especialmente se recorreu a uma tradução.
O livro de Francine Prose tem boas orientações, mas é escrito visando particularmente a literatura americana, é recheado de exemplos de muitos autores norte-americanos, a maioria até pouco conhecidos ou traduzido no Brasil. Nesse particular, é especialmente interessante anotar que o capítulo 3, sobre escolha de palavras, fica diretamente afetado se você estiver usando uma edição traduzida. A escolha passa a ser do tradutor e não do autor propriamente. É verdade que Prose trata de alguns autores não de língua inglesa e dedicou um capítulo inteiro a Tchékhov. Sabemos que os americanos têm um enorme déficit em relação à literatura internacional.
É patente que os editores perceberam esse problema, pois no final do livro, para se contrapor à lista de leitura imediatas propostas por Fracine existe um Posfácio à Moda da Casa, de Italo Moriconi, que aborda as particularidades da literatura brasileira e anexa uma lista de autores brasileiros a serem lidos, também imediatamente.
Por outro lado, a narrativa não é prazerosa, diferentemente do livro similar de King, a leitura se torna em certos momento muito chata. Não consegui, a partir do Capítulo 3 Frases, continuar lendo sem dar saltos na leitura. O Capítulo 8, Detalhes, e o Capítulo 10, Aprendendo com Tchékhov, são particularmente interessantes.
Mas no frigir dos ovos é um livro que vale a pena ler, desde que se esteja alertado para essas peculiaridades. Por motivos diferentes, confiro o mesmo número de estrelas que conferi ao livro de Stephen King, que tem a vantagem de ser uma leitura extremamente prazerosa.
Mário SérgioPorto autor de
Ao Sul de Guadarrama
e
Opção Continuum: O Sequestro do Profeta
.
Comece a ler Para ler como um escritor no seu Kindle em menos de um minuto.
Você ainda não tem um Kindle? Compre seu Kindle aqui, ou baixe um app de leitura Kindle GRÁTIS.
Você ainda não tem um Kindle? Compre seu Kindle aqui, ou baixe um app de leitura Kindle GRÁTIS.