"Rome Sweet Home", nome da obra no inglês, é já um livro tradicional de apologética católica. Escrito por casal (Scott e Kimberly Hahn) que vivia sob ativíssimo presbiterianismo, as descrições sobre como o par enxergava o catolicismo são talvez o mais interessante e assustador no livro: um mal ou uma manifestação demoníaca que não podia ser cristã, sendo que o Papa seria não o herdeiro de São Pedro na missão apostólica de governar a Igreja una e indivisível legada por Jesus, mas algo como o "anticristo". Sim, é assim que muitas denominações protestantes tratam o catolicismo.
É impactante o relato do anticatolicismo nos EUA! A desenhar um pouco disso, aliás, há diversas passagens do livro "Leftism", de Erik Von Kuenhelt-Leddihn, que mostram que muito do anticatolicismo americano tem verve puramente ideológica histórica, a despeito de ter sido utilizado maciçamente pela propaganda protestante, que se unia a propaganda ateísta apenas para atacar a Santa Igreja Católica.
Pois bem. Apenas como estrutura narrativa, esta obra lembra bastante, guardadas as devidas proporções, claro, o relato pessoal contido em "Confissões", de Santo Agostinho, no caminho da sua fé: mostra-se a passagem do anticatolicismo militante de Scott, preconceituoso ao extremo (uma realidade bastante comum em várias comunidades protestantes dos EUA), qual uma primeira rudimentar versão religiosa, ao catolicismo devoto, entregando-se à única Igreja de Cristo, como sendo a Verdade (já em Santo Agostinho, fala-se da conversão do maniqueísmo ao cristianismo, num tempo muito anterior à revolta protestante dos séculos XVI e XVII). Depois, a relutância de sua esposa até sua conversão. Como as famílias protestantes difundem a leitura usual de que o catolicismo não tem fundamento nas Escrituras, cantilena repetida até cansar, os autores mostram as evidências irrefutáveis do contrário, além de seus próprios percursos até sua emocionante conversão.
Impactante, não há palavra melhor. Muito impactante.
Faça download dos Aplicativos de Leitura Kindle Gratuitos e comece a ler eBooks Kindle nos mais populares smartphones, tablets e computadores pessoais. Para enviar o link de download para seu smartphone por SMS, use o formato internacional sem espaços (Código Internacional+DDD+Número. Exemplo: +551199999999)
Para receber o link de download digite seu celular:
