21 de junho de 2019
Se você gosta de procurar o mínimo, descartar o que não é importante, se preparar para o futuro, ao mesmo tempo que busca a felicidade no que é importante no presente, ler Sêneca vai fazer você se sentir em casa nesse mundo louco.

“Ademais, se você prestar atenção ao problema, você verá que a maior parte de nossa vida passa enquanto estamos fazendo coisas desagradáveis, uma boa parte enquanto não estamos fazendo nada, e tudo isso enquanto estamos fazendo o que não se deveria fazer.”

Mesmo assim, não consigo pensar que a vida de Sêneca foi bem contraditória, dado que ele pregava sobre uma vida totalmente frugal e livre de apetrechos, enquanto ele mesmo era um cara altamente influente e um dos mais ricos de Roma em sua época... além de se suicidar, aparentemente por que Nero ordenou. O que me deu um novo significado ao trecho abaixo dito por ele mesmo:

“Isto, eu digo, é o mais alto dever e a mais alta prova de sabedoria, –que ações e palavras estejam em acordo, que um homem deve ser sempre o mesmo sob todas as condições.” - Sêneca

Estoicismo e também Epicurismo, são escolas que ensinam a busca pela essência. Eu acho que sou mais da escola epicurista do que a estoicista, dado que não acho que “desistir” de todos os prazeres da vida ou ser indiferente a maioria das emoções seja realmente saudável... mas não tenho conhecimento suficiente para discutir sobre isso, contudo, as duas escolas são complementares e conseguem me ajudar a tentar encontrar o que é essencial, me mostrando que “enquanto estamos postergando, a vida corre” e que “nenhuma coisa boa torna seu possuidor feliz, a menos que sua mente esteja harmonizada com a possibilidade da perda”.