amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

1 de novembro de 2017
Finalmente, li esse ótimo clássico que discorre sobre a liderança! O tema é tratado sob um enfoque moderno, onde o relacionamento humano é o grande protagonista e cerne das proposições. Através de uma linguagem fácil, a leitura flui muito bem e o autor nos faz refletir sobre os nossos paradigmas de liderança, sobretudo no âmbito empresarial. A obra não se restringe ao prisma profissional, entretanto, mas abrange a condução das responsabilidades assumidas em outros âmbitos da vida.

O leitor sente-se como sendo o sétimo integrante do retiro conduzido por um famoso administrador, o qual tornou-se monge. Os diálogos são travados através da diversidade de experiências de vida e opiniões dos seus integrantes. O tema liderança vai sendo direcionado dentro de uma lógica cristã, construindo-se paulatinamente o conceito de liderança servidora!

"Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente
visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum": assim o autor inicia a demolição da figura do líder à moda antiga que apenas dita ordens, usando o poder no lugar da autoridade!

Algumas figuras importantes da História são mencionadas como exemplos de liderança servidora: Jesus Cristo, Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá. Obviamente, eu, como católico, torci o nariz por Jesus estar inserido num rol de meras figuras humanas. Mas tudo bem... vá lá... afinal, ele também viveu essa dimensão...

Algumas explanações sobre: falar em grupo quando tiver vontade; saber ouvir; a hierarquia das necessidades humanas; intenção-ação-vontade; o modelo de liderança; a disciplina; etc. são adjuntos ao elemento principal para exercer a liderança servidora: o amor ágape!

Resumindo os argumentos do meu amigo James Hunter: "...a liderança que vai perdurar deve ser baseada na influência e na autoridade. A autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. O serviço que prestamos tem origem na identificação e satisfação das necessidades legítimas."

Ahhh... Um aspecto que também me fez ficar com o pé atrás, no início, foi a sensação de que o líder teria que "passar a mão na cabeça" dos empregados cargas-tortas...hehe... parece o mimimi em que vivemos hoje nesse mundo esquerdoso, onde os meliantes são protegidos pelos organismos de Direitos “dusmanos” e as vítimas são esquecidas. Entretanto, aprofundando-me e refletindo mais nos conceitos da obra, essa idéia se esvaiu. Afinal, tratar os liderados de uma forma mais humana, sem abdicar das medidas corretivas necessárias para conter atos desonestos ou de rebeldia injustificáveis, é uma postura de gestores equilibrados!

Minha impressão final: é um ótimo livro. Recomendo!

"A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala muito de quem ele é como pessoa. Eu achava que liderança era estilo, mas agora sei que liderança é essência, isto é, caráter."
11 comentário Informar abuso Link permanente

R$17,49+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.