30 de agosto de 2018
"Uma história desagradável é um conto de sofrimento recíproco de duas pessoas , que se desencadeia em uma história desagradável .
A idéia do conto é de ser enganado pela próprias esperanças" ( trecho do ensaio de Aleksei Riémizov ). .

Aqui Ivan Ilitch vai ao casamento de um baixo funcionário , Pseldonímov, sem ser convidado e pra lá de bêbado. Antes de entrar , imagina que apesar do susto inicial da sua chegada , iriam correr para acomoda-lo e o bajulariam como um rei . Brindariam e beberiam à sua saúde. .

Ele articulou até o que as próximas gerações pensariam dele : a história que um " general " foi ao casamento do seu subordinado passaria de pai para filho . Seria reconhecido nacionalmente, fariam monumentos à ele. " todos iram gostar de mim e eu serei glorificado! " ele pensou. .

A verdade é que Pralínski era uma homem extremamente vaidoso, orgulhoso, frívolo, presunçoso que acreditou que faria uma boa figura na festa mas a verdade foi outra. Não foi tratado com magnanimidade, não foi bem aceito e as pessoas o olhavam com maldade , principalmente os noivos. .

Com isso se vê angustiado , porque ninguém ali o recebe bem , riam e bebiam como se ele nem estivesse ali, não o respeitavam .Passou a não suportar mais aquele ambiente opressivo , mas se fosse embora seria visto como um general que gosta de perambular pela cidade em qualquer lugar. Não queria ficar e não podia sair. .

Na mesa de jantar então a coisa desanda completamente. Quando ele bebe vodka , perde a linha : Começa a falar gritando e cuspindo , articula as palavras com dificuldade , sem clareza , queria falar mas a língua não acompanhava , depois derrepente passou a bufar e a rir a troco de nada .
Meu Deus , nesse ponto eu não parava de rir , toda a cena do jantar era ilaria demais .Você fica com vergonha alheia.😅 .

Essa é uma leitura bem rápida , mas sendo Dostoievski também não será simples . Recomendo demais. LEIAM !

5 estrelas
79%