15 de junho de 2019
Será que nós conduzimos todos os nossos passos? Será que a natureza é a única responsável pela nossa evolução? Ou será que tivemos uma “ajudinha”?

E, se tivemos uma “ajudinha”, será que os nossos “superiores” gostariam de ser encontrados? Deixariam pistas ou um mecanismo para isso?

Pois a primeira parte de “2001: Uma Odisseia no Espaço” desenvolve justamente essas questões, servindo de base para a aventura que o homem está prestes a incorrer espaço afora.

A Aleph foi muito feliz em disponibilizar, como capítulos extras, os contos “A Sentinela” e “Encontro no Alvorecer”, que serviram de inspiração para este início.

Tal qual ocorreu comigo, tenho certeza de que o leitor vai se sentir viajando junto com a tripulação da Discovery, em direção a Saturno, vivenciando, com extrema clareza, os cenários espetaculares descritos por Arthur C. Clarke, bem como se inquietando com a “mente” sombria da inteligência artificial HAL 9000.

Apesar de todos os pontos positivos, já na parte final do livro, não apreciei a forma como o autor concebeu os alienígenas, pois me pareceu que sua superioridade, como uma “energia onipresente”, ficou mais atrelada a entidades maquiavélicas do que a seres que nos conduziriam, mais uma vez, a um novo salto evolutivo.

A própria escrita utilizada nesta parte final, é menos leve do que em todo o livro, às vezes confusa, motivo pelo qual dou uma nota 8,0/10 para a obra.

P.S:

- H. G. Wells, para mim, é o autor das ideias mais originais de ficção-científica (principalmente considerando o período em que as concebeu), porém com uma narrativa que, às vezes, cansa;

- Isaac Asimov, ao contrário, tem o dom da escrita e apresenta cenários grandiosos, interligados, onde personagens e estratégias de dominação são desenvolvidos com maestria;

- Já Arthur C. Clarke, ao elaborar suas obras, larga de conceitos científicos reais (ao menos aqueles disponíveis/críveis em sua época), apresentando-os com uma simplicidade que só as grandes mentes são capazes. Também utiliza uma narrativa simples e envolvente, como Asimov, porém essa combinação de fantasia com base científica, é única! Por isso, não há como não recomendar suas obras!