21 de dezembro de 2018
Entre os livros da Elissande Tenebrarh que eu li, este é o que menos gostei, mas de forma alguma o considero ruim. A questão é que ela é maravilhosa e os livros anteriores foram perfeitos. O que me incomodou um pouco aqui foi o começo da relação da Louise com o Said, que foi autoritário e um tanto quanto, por assim dizer, babaca com ela. Mas as próprias notas iniciais da autora já antecipavam isso, e eu entendo que, naquela época e naquele contexto, aquilo era considerado normal e fazia muito sentido. No entanto, assim que se dá conta do que está sentindo, o Said muda da água pro vinho e se revela um homem maravilhoso e apaixonado, do tipo que qualquer mulher gostaria de ter um igual.
A Louise é uma personagem que eu gostei bastante. É uma mulher bem à frente do seu tempo, que decidiu sair da Inglaterra por conta própria em sua própria expedição arqueológica. Embora as coisas não tenham saído conforme o planejado, isso já nos mostra um traço interessante da personalidade dela, o que só torna as coisas ainda mais complicadas quando ela cai nas mãos do Said e em uma cultura tão diferente da dela.
A última provação pela qual os pombinhos precisaram passar foi bastante surpreendente, mesmo que eu já esperasse algo naquele sentido. Mas gostei bastante do desfecho, com certeza serviu para fortificar ainda mais o amor daqueles dois.
Outro ponto importante a mencionar, é a pesquisa elaborada feita pela autora. A cada página é possível perceber o cuidado que ela teve em retratar da forma mais fiel possível a cultura e os costumes árabes.
Enfim, é uma obra incrível, ainda mais depois que se supera o incômodo inicial que as atitudes do Said causaram ao menos a mim.