19 de março de 2017
O livro do romancista — e corredor — japonês é um presente para aqueles que gostam de corrida. Composto por uma série de escritas em diferentes períodos que acompanham seus treinos e provas, Haruki Murakami ilustra seus pensamentos dando forma a uma espécie de autobiografia, em uma feliz mistura de fatos de sua vida com acontecimentos do seu dia a dia, seja por conta de decisões relativas à sua carreira ou às práticas esportivas. Mesmo não sendo a intenção do autor, o livro acaba por ser um apanhado doses filosóficas, relacionando escolhas, dificuldades, imprevistos e frustrações com motivação, perseverança, disciplina e prazer. De forma paradoxal, o livro é revigorante e cansativo, mas no bom sentido: os diversos trechos que narram treinos, maratonas e triatlos entregam uma sensação de prazer e completude, carregados de cansaço muscular. Sou um corredor amador e assim como Murakami, tenho na corrida um mantra saudável que equilibra minha vida. Acho que todos os que gostam de correr vão apreciar e muito esta obra.