5 de julho de 2019
Eu simplesmente amo o senso de humor da Jane Austen. Não é um humor escrachado, mas sua habilidade de rir e debochar da sociedade no qual vivia, muitas das vezes sem que aquelas pessoas soubessem disso, só prova como ela é uma autora incrível e como suas obras trazem mais profundidade do que parece a primeira vista. Definitivamente Jane Austen é minha autora favorita de todos os tempos, e minha releitura de Persuasão foi como um copo de água para quem andava pelo deserto. Que refrescante poder ser o amadurecimento não só de uma personagem como de uma autora, se em outras de suas obras suas protagonistas eram um tanto quanto precipitadas, sejam nas ações sejam nos julgamentos, aqui temos uma protagonista que pode refletir e correndo risco de ser para sempre, senão infeliz, menos feliz do que merecia, tomar as rédeas da própria vida sem nenhuma sombra de dúvidas. Apesar de que, mesmo quando as escolhas são escolhas que não faríamos, até escolhas sem muitas opções, uma coisa inegável nas personagens femininas de Austen é seu poder de escolha, numa sociedade em que mulheres eram relegadas a acompanhantes sem voz nem opinião, as personagens femininas de Austen, mesmo uma criada sem falas, tinham a possibilidade de expressar sua existência.

5 estrelas
85%