2 de novembro de 2019
O livro demora um pouco para pegar ritmo, mas quando pega... é quase frenético.
As páginas que antecedem o livro, duas, trazem os mais variados elogios ao livro e seu autor, criando uma expectativa de que muita coisa boa está por vir.
E na contracapa, onde aparece a foto do escritor, é mencionado que o livro foi finalista de um prêmio e vencedor de outro. Também se vê que o autor é mesmo boa pinta, assim como o personagem Marcus.
No começo do livro, o escritor louva bastante o seu personagem principal, também o caracterizando como uma possível fraude. Mais sobre isso não posso dizer, porque ninguém merece spoiler.
O suspense é bom, reviravoltas tem muitas.
As frases são longas, adjetivos não são poupados, e “magnífico” foi o que mais apareceu.
Lá pelo meio da estória, todos se apaixonam por Nola, porque ela realmente simboliza uma mulher apaixonada, capaz de fazer todas as loucuras que fazemos movidas pela paixão. Mas Jenny também apronta as suas e, se tivesse mais espaço, cometeria os mesmos absurdos, talvez até maiores, que Nola. Mas, como personagem secundário, Jenny tem seus limites.
Algo que me chamou a atenção, foi a similaridade entre as mães de Marcus e de Jenny. A diferença é que a mãe de Marcus é tremendamente divertida, ri muito com ela, enquanto a mãe de Jenny é bastante passional.
Também existe grande similaridade entre os casais formados pelos pais de Marcus e pelos pais de Jenny, caricatos na verdade.
Se os casais atuais são assim (mulheres um tanto megeras manipulando homens quase “bobos”), precisamos urgentemente rever os papéis de cada um no contexto familiar. E, se os pais de Marcus são tão pouco inteligentes, como é que o filho é visto por todos como um gênio? Brincadeira da natureza? Predestinação?
Para os leitores, como eu, acostumados com os atuais romances zás-trás, calma aí. Esse é um livro para ler em quatro ou cinco dias. A vantagem é que, apesar de longo, queremos conhecer seu desfecho, porque o suspense é mantido o tempo todo e tem vários personagens para se acompanhar, embora todos levem à Nola.
Eu me interessei pelo livro para ver como são os livros premiados na atualidade.
Se frases e capítulos longos continuam sendo uma característica de boa literatura, ótimo!
Mas é pouco provável que eu sinta saudade de Marcus e Harry; de Nola, sim, porque, como disse acima, ela retrata perfeitamente uma mulher apaixonada, embora no livro só tenha 15 anos.