Avaliações dos clientes

11 de julho de 2018
Celeste Ng é a escritora do momento nos Estados Unidos. De ascendência chinesa e com uma obra marcadamente política, ela transita com desenvoltura pela literatura mais sofisticada sem perder o apelo popular. Um bom exemplo é seu segundo romance, o best-seller “Pequenos Incêndios Por Toda Parte”, que, publicado em 2017, dará origem a uma série sob a direção e com a participação de Reese Whiterspoon.

A narrativa aborda o relacionamento entre duas famílias diferentes. Ambientada em 1998, ela tem como cenário Shaker Heights, uma cidade projetada no início do século passado, em Ohio, cuja filosofia implícita é de que “tudo pode e deve ser programado, e com isso evita-se o impróprio, o desagradável e o desastroso.”

Uma utopia como pode comprovar os Richardsons, moradores do local, cuja imagem irretocável apresenta fissuras mediante um olhar mais atento. Esta família “quase perfeita” é composta pela jornalista Elena, seu marido Bill, um proeminente advogado, e quatro filhos adolescentes: Lexie, Trip, Moody e Izzy, a ovelha-negra. Por sinal, descrição que lhe cai feito uma luva, poisestá desaparecida e é a principal suspeita de ter ateado fogo na mansão onde vivem. O que realmente aconteceu é a questão central da narrativa.

A outra família, os Warren, é bem menor. A fotógrafa Mia e Pearl, sua filha adolescente, são adeptas do nomadismo e escolheram Shaker Heights para passar uma temporada. Elas são as novas inquilinas de uma pequena propriedade herdada por Elena e não demoram a travar contato e estreitar os laços com os Richardsons. Um contato que abrirá as portas de um passado cercado de segredos e também tocará em assuntos complexos envolvendo moral e maternidade como aborto, adoção e doação temporária do útero, mais conhecida por barriga de aluguel.

“Pequenos Incêndios por Toda Parte” deixa pontos em aberto, algo que costuma não agradar a todos os leitores. Os primeiros capítulos podem dar a impressão de que é um romance Young Adult sobre a conturbada convivência na adolescência e, finalmente, o título sugere uma trama policialesca ou um thriller de suspense. Todas estas ideias são equivocadas e podem frustrar expectativas, sinteticamente, este é um livro que coloca em xeque o “status quo”, desafia convicções e questiona regras, afinal, elas subentendem um jeito errado e um jeito certo de fazer as coisas, quando, na verdade, quase sempre há apenas jeitos, sendo que nenhum deles é exatamente certo ou errado e nada pode indicar com certeza de que lado da linha você está.

Nota: optei pelo e-book e recomendo.
33 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,3 de 5 estrelas
77 classificações de cliente
R$31,89Frete GRÁTIS com o Amazon Prime