amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports VideoGames wireless

22 de dezembro de 2016
No início, nos dois primeiros capítulos o livro é um pouco chato, maçante, mas depois o autor expõe seus argumentos propondo explicações que surpreendem pela sua abrangência e uniformidade lógica. Diamond postula que não é apenas o intelecto que determinou o avanço dos povos, mas sim fatores ligados a geografia e ao ambiente. Os grupos que conseguiram domesticar animais e plantas primeiro receberam inúmeras vantagens, como a imunidade as várias patologias derivadas dos animais, a organização política de governos centralizados advindos da agricultura que permitiu que grupos maiores vivessem próximos e o consequente domínio da escrita como ferramenta para administrar as manadas, os excedentes agrícolas e manter a difusão das tecnologias criadas.
Apesar de tratar-se de uma obra da antropologia, o jargão usado é leve e perfeitamente compreensível por qualquer pessoa. Algumas das hipóteses defendidas pelo autor podem causar estranheza; particularmente para mim foi difícil aceitar toda uma reconstrução histórica a partir de pequenas evidências, como artefatos arqueológicos, fósseis, letras de um alfabeto, etc, mas tudo parece se encaixar a medida que o texto se distancia dessas particularidades.
A obra agregou muito à minha compreensão e permitiu-me enxergar a história como uma ciência complexa e não apenas um fato atrás do outro. Se a metodologia correta for usada, é possível derivar predições e projeções sobre o futuro de qualquer sociedade.
Recomendo.

R$40,99+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.