21 de março de 2017
As Chamas do Paraíso (cujo o título do livro não consegui encontrar relação, comparado aos outros), é um excelente livro, porém tem momentos arrastados e a falta do personagem Perrin. Os principais arcos:

Rand, Aviendha e os Aiel: Excelente em todos os aspectos, relação de Rand e Aviendha muito bem explorada, Mat no final se saindo muito bem, cada vez mais ele vai ficando mais interessante, e Moiraine é claro uma grande personagem que foi muito pouco explorada nesse livro, mas do mesmo modo foi importante. E também Asmodean que eu curti demais o personagem ainda mais a relação com Rand. E por fim, o próprio Dragão Renascido, Rand al'Thor, se mostrando muito mais inteligente e sagaz, além de se mostrar cada vez mais estrategista em suas decisões, grande protagonista.

Siuan, Min, Leane e Logain: Apareceram pouco, mas foram bons momentos e muito interessante ver como a história vai se desenrolar a partir daqui, encontro com grandes personagens como Gareth Bryne logo no início, sem dúvidas é o arco que mais me deixou ansioso para o próximo livro.

Nynaeve, Elayne e cia: Após Tanchico, o point of view desse arco passou de Elayne para Nynaeve. Pra mim esse arco foi o ponto fraco do livro, não tira o mérito de ser um bom livro por isso, porém esse arco foi muito arrastado. Nynaeve teve um certo desenvolvimento envolvendo sua mudança de comportamento e pensamentos em Lan Mandragoran, porém, assim como no livro passado o arco foi muito chato e repetitivo, quando a caça as Ajah Negra começou em livros atrás, eu achei que seria uma aventura incrível com Egwene, Nynaeve e Elayne, e cada momento, eu passava a desgostar um pouco das três. Mesmo Egwene não estando nesse arco, e sim no arco de Rand e os Aiel em Cairhien, Egwene ainda continua sendo uma personagem irritante, Elayne mimada e Nynaeve com suas briguinhas irritantes, problemas com Thom e Julin, e a falta de carisma para carregar um episodio em seu Point of View. Nynaeve e Elayne eram as personagem femininas que eu mais gostava nos primeiros livros, porém agora perde muito para Faile, Min e Aviendha. Eu espero que elas tenham uma melhorada no próximo livro.

Morgase e cia: Um arco a parte, apareceu bem pouco, mas vai ser interessante no próximo livro como Morgase irá recuperar suas alianças, e o estranho relacionamento com Tallanvor.

Expectativas (Atenção SPOILER sobre os rumos do livro):

Minha maior expectativa para o próximo livro vai ser Rand reunindo todos os homens que sabem canalizar, junto com Mazrim, como ele contou para Davram no final do livro, vai ser muito interessante esse momento e como a Torre Branca com Elaida vai reagir. E além disso espero muito de Mat liderando um exército, quem sabe ainda contra Sammael, na qual Mat já chamou a atenção.
E sem duvidas espero ver Perrin, Faile e Loial no próximo livro aparecendo bastante.

Meu top por enquanto:
1- A Grande Caçada (livro 2)
2- A Ascensçao da Sombra (livro 4)
3- As Chamas do Paraíso (livro 5)
4- O olho do Mundo (livro 1)
5- O Dragão Renascido (livro 3)

45 classificações de cliente42 avaliações de clientes