Avaliações dos clientes

3 de agosto de 2013
Comecei a ler "Madame Bovary" na adolescência, mas abandonei pelo meio. Depois de anos, reencontrei o livro coberto de pó num canto da estante e decidi dar uma outra chance para Flaubert.

Mais adulta, sua releitura foi uma grata surpresa, aliás, decisiva para minha formação como leitora. Emma Bovary é a síntese da anti-heroína, o que comprova sua tortuosa caminhada. A princípio, ela não passa de uma jovem romântica e sonhadora que deposita suas esperanças num casamento que não a satisfaz, dando lugar à mulher adúltera que sucumbe a falsidade moral da burguesia francesa e desesperada, não suporta conviver com as próprias angústias.

Polêmico, desde seu lançamento, em 1857, no formato de folhetim para a revista "Revue Paris", o romance começa e termina com Charles Bovary, marido de Emma, que desempenha um importante papel para a compreensão do enredo, cujo cenário retrata a França Provinciana, estruturada sob normas rígidas de comportamento que não ofereciam saída para quem não se subjugasse a elas. É por isso que Otto Maria Carpeaux, em seu ensaio sobre a obra, observa: "a verdadeira personagem central desse romance é a Estupidez humana".

Considerado indecente e corruptor na época, mesmo seu autor tendo sido absolvido pela Justiça da acusação de ofensa à moral e religião, esse mesmo procedimento não foi adotado pelos puritanos de plantão que não perdoaram o tratamento "cru" que o livro deu ao tema do adultério, um desrespeito ao clero e à sociedade.

Inclusive, na abertura da última parte, está uma das cenas de sexo mais famosas da literatura onde Emma realiza suas fantasias com um amante. O local é uma carruagem "mais fechada do que um túmulo e balançando como um navio”. Curiosamente, o máximo de nudez que Flaubert exibe, é uma mão sem luva que atira uma carta de recusa para fora do veículo...

Finalmente, recomendo a análise crítica realizada por Vladimir Nabokov em "Lições de Literatura". Acurada, lança um instigante olhar sobre o livro.
41 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,4 de 5 estrelas
52 classificações de cliente