Avaliado no Brasil em 7 de agosto de 2019
Vi muita gente criticando a história e isso me fez ficar na dúvida se comprava ou não o livro, mas no fim das contas Eu gostei do enredo e do livro em si. Claro que gostava mais da escrita do Stieg, mas não achei o livro sonolento ou cansativo como alguns falaram... Acho que Lisbeth e Mike perderam um pouco de sua complexidade. A Lisbeth parece mais descuidada e menos brilhante que nos primeiros livros, mas ainda assim eu continuo lendo. Gosto muito dos dois personagens. Pra mim o David pecou em alguns pontos, acho que ele precisava ter lido melhor os três primeiros livros, acho que ele apresentou erros graves de continuidade... Por exemplo, no livro 4 ele diz que a Agneta morre após aquela última surra, e depois ele fala que ela foi pro hospital e não se recuperou mais; fala que Sonja é uma mãe solteira qdo sabemos que ela é casada; simplesmente ignora a existência da Rosa Figuerola, que se torna importante no terceiro livro; Bublansk e Sonja agem como babacas com Mike no quarto livro, já no quinto eles voltam a se comportar mais de acordo com o esperado pelo o que ocorreu nos livros 2 e 3;... Enfim, tem vários exemplos nesse sentido, e acho que são pontos negativos. Outra coisa que eu não gosto em sua narrativa é que qdo ele cita algum personagem antigo como Camila, Agneta, Zala, Erika, Palmgreen... Ele meio que referencia esse personagem como uma tia velha que conta uma fofoca, algo como "então Mikael ligou para Erika, sua amiga e amante ocasional que também é sócia da Millenniun". Isso é realmente desnecessário. Quem acompanha os livros sabe quem são os personagens! Algo de bom, achei interessante a introdução do caso da Faria, isso manteve a Lis mais próxima do seu ódio aos homens que odeiam as mulheres, coisa que ficou um pouco de lado no livro 4. Eu recomendo o livro pra quem gosta dos personagens e não é um leitor muito intransigente. Mudou o autor, haverão mudanças. No fim das contas, dou 8 pro livro e com certeza lerei o próximo.

4,3 de 5