11 de agosto de 2019
Ela era muito inteligente, excelente em cálculos, preparava pratos dos mais simples aos sofisticados, sabia costurar, tinha vários talentos, amava ser mãe, teve dois filhos. E um bom marido que não deixava faltar nada em casa. Eu poderia estar descrevendo Eurídice Gusmão. Mas esta era minha mãe.

Minha mãe que mantinha a casa em ordem e funcionando, que deixava os ternos do meu pai engomados e nossos uniformes impecáveis, que varria o carpete todos os dias e sabia cozinhar de tudo, mas a gente só queria bife e batata frita. Que lia os jornais dia sim e outro também religiosamente, adorava esportes e estava por dentro de tudo o que acontecia no mundo. Que fazia os melhores doces de festa e flores de tecido que viravam broches e enfeites de cabelos, mas que naturalmente ela não vendia... afinal, não estávamos passando necessidade para que a rainha do lar tivesse que trabalhar. Eu adorava que aquela mulher estivesse ali pra mim e nunca me perguntei se ela gostaria de estar em outro lugar.

A história de Eurídice Gusmão é a história de todas as mulheres invisíveis cheias de vida que não vivem; de talentos que são sufocados; de sonhos não revelados. Ainda há muitas Eurídices por aí, não se enganem. O bom é que como Eurídice, elas sabem se reinventar.

Martha Batalha acertou em cheio com este livro bem escrito, que trata com humor e leveza o vida de uma senhora “do lar” e de outros personagens não menos interessantes e muito bem construídos no Rio de Janeiro dos anos 40. Devo dizer que ela acertou em cheio minhas lembranças e meu coração também.

Nota: O filme “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, dirigido por Karim Aïnouz, venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), parte da competição paralela do Festival de Cannes. O filme estreia em 31/out/19.

O livro foi publicado no Reino Unido pela Oneworld Publications com o título de “The Invisible Life of Euridice Gusmao” e teve os direitos vendidos para várias outras editoras estrangeiras.