Avaliações dos clientes

500 PRINCIPAIS AVALIADORES
11 de agosto de 2019
Ela era muito inteligente, excelente em cálculos, preparava pratos dos mais simples aos sofisticados, sabia costurar, tinha vários talentos, amava ser mãe, teve dois filhos. E um bom marido que não deixava faltar nada em casa. Eu poderia estar descrevendo Eurídice Gusmão. Mas esta era minha mãe.

Minha mãe que mantinha a casa em ordem e funcionando, que deixava os ternos do meu pai engomados e nossos uniformes impecáveis, que varria o carpete todos os dias e sabia cozinhar de tudo, mas a gente só queria bife e batata frita. Que lia os jornais dia sim e outro também religiosamente, adorava esportes e estava por dentro de tudo o que acontecia no mundo. Que fazia os melhores doces de festa e flores de tecido que viravam broches e enfeites de cabelos, mas que naturalmente ela não vendia... afinal, não estávamos passando necessidade para que a rainha do lar tivesse que trabalhar. Eu adorava que aquela mulher estivesse ali pra mim e nunca me perguntei se ela gostaria de estar em outro lugar.

A história de Eurídice Gusmão é a história de todas as mulheres invisíveis cheias de vida que não vivem; de talentos que são sufocados; de sonhos não revelados. Ainda há muitas Eurídices por aí, não se enganem. O bom é que como Eurídice, elas sabem se reinventar.

Martha Batalha acertou em cheio com este livro bem escrito, que trata com humor e leveza o vida de uma senhora “do lar” e de outros personagens não menos interessantes e muito bem construídos no Rio de Janeiro dos anos 40. Devo dizer que ela acertou em cheio minhas lembranças e meu coração também.

Nota: O filme “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, dirigido por Karim Aïnouz, venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), parte da competição paralela do Festival de Cannes. O filme estreia em 31/out/19.

O livro foi publicado no Reino Unido pela Oneworld Publications com o título de “The Invisible Life of Euridice Gusmao” e teve os direitos vendidos para várias outras editoras estrangeiras.
review image
2 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,7 de 5 estrelas
152 classificações de cliente
R$13,95