amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office Computers sports videogames wireless

16 de novembro de 2018
A primeira impressão que eu tive ao iniciar este livro foi de espanto. Logo no prefácio o autor diz que não tem formação (em psicologia ou letras ou filosofia, nem nada do tipo), mas tem o que para ele é o essencial: a experiência de ter vencido a depressão.

Isso fica evidente em cada página do livro, pois temos aqui diversos comentários que só quem sofreu de algo assim faria. É como uma bola de neve, com pensamentos que inferiorizam a si mesmo e o mundo ao redor, chegando ao ódio à vida.

O livro se organiza em duas vozes, de certa maneira. Cada capítulo é o monólogo de uma dessas vozes. De um lado, temos a pessoa que sofre da depressão (e, consequentemente, de ataques de síndrome do pânico e demais dores mentais). Essa pessoa inicia o livro encontrando-se encarcerada em uma prisão. Ao mesmo tempo em que essa voz quer fugir da prisão -- pois amamos nossa liberdade de viver, não é mesmo? --, ela não quer fugir -- pois acredita que está sozinha no mundo e que um lugar imundo como aquela prisão é justamente o que ela merece.

Do outro lado, temos uma voz que se apresenta como o diretor da prisão. Percebemos que ele é a voz da mente desse sujeito depressivo, que dialoga com ele. Mas não pense que esse diálogo traz conselhos simples e baratos. Pelo contrário: essa voz articula com aqueles desejos que todos nós guardamos dentro de nós mesmos, alguns inconfessáveis. Ele expõe na nossa cara verdades que nos envergonham.

Mas é apenas encarando a verdade que conseguimos resolver os nossos problemas. Este livro é bem forte e não apresenta respostas simples. Ele vai te colocar pra pensar em teus próprios problemas e fantasmas. Vai te fazer refletir sobre eles, sobre tua vida e sobre aqueles ao teu redor. Tudo isso por conta da sua escrita ficcional. E, aí sim, através dessa reflexão e desse lugar fora da tua zona de conforto, é que o livro chegará ao objetivo dele: ter conseguido fazer você encontrar soluções para os problemas que te atormentam!