Avaliações dos clientes

50 PRINCIPAIS AVALIADORES
3 de dezembro de 2017
Neste livro, o astronauta Scott Kelly relata sua experiência de um ano na Estação Espacial Internacional. Para se ter uma ideia da façanha, nas missões anteriores os astronautas permaneciam de quatro a seis meses no espaço. Portanto, esse seria um desafio inédito para o homem e uma excelente oportunidade para o estudo dos efeitos da falta prolongada de gravidade no nosso organismo.
Essa foi a quarta vez que Scott Kelly esteve numa missão espacial. Durante todo o período em que esteve na EEI, a NASA colhia dados para pesquisas que serão extremamente úteis para uma futura viagem a Marte.
Em alguns capítulos, a parte técnica pode parecer um pouco chata, mas, se vocês considerarem que o que se pode negligenciar aqui na Terra poderia ser fatal no espaço, vão chegar à conclusão de que o que mantém esses astronautas vivos é justamente a disciplina, a cooperação e a capacidade de seguir rotinas pré-estabelecidas.
Por exemplo, a preocupação em manter o “vaso sanitário” funcionando normalmente; não deixar que os purificadores de ar e água falhem; não deixar objetos flutuando; não vacilar com o lixo etc.
Um acaso interessante é o fato de Scott Kelly ter um irmão gêmeo, que permaneceu na Terra durante a longa viagem. Todas as alterações surgidas em Scott são comparadas com o organismo de Mark como, por exemplo, perda de massa óssea, enfraquecimento muscular, diminuição das cavidades cardíacas, alterações visuais etc.
O título do livro é uma referência a um acontecimento real. Em 1914, Sir Ernest Shackleton parte para o Atlântico Sul a bordo do navio Endurance com o objetivo de cruzar o continente antártico, passando pelo Polo Sul. Mas o navio encalhou num banco de gelo. Shackleton e sua tripulação sobreviveram naquela região inóspita entre geleiras por seis meses. Para não morrerem de fome, foram obrigados a sacrificar os cães. A fibra e a liderança de Shackleton impressionaram o então jovem Scott, a ponto de ele levar o livro para reler durante sua longa viagem e servir de inspiração em alguns momentos difíceis de sua própria jornada.
Outro livro que foi decisivo para o objetivo de Scott foi The Right Stuff (Os Eleitos), de Tom Wolfe.
Um Ano no Espaço é um livro muito interessante, ainda mais por se tratar de uma experiência que pouquíssimos seres humanos podem compartilhar.
É para explorar o espaço que a humanidade se prepara, mas não será nada fácil até mesmo pelas limitações de nosso próprio organismo. Portanto, a coragem desses homens é admirável.
Recomendo para todos que se interessam pelo assunto.
19 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,6 de 5 estrelas
38
R$31,41