4 de outubro de 2019
‘Pátria’ é uma leitura rara. Um livro que guarda, em cada página, parágrafos que contam drama da forma mais primorosa. A história de uma amizade destruída pelo terror de um grupo terrorista, perda e o nacionalismo. Bittori, Miren, Txato, Joxian, Nerea, Xavier, Gorka, Joxe Mari e Arantxa, os nove personagens vítimas do cheiro de sangue que o livro carrega, são cativantes do início ao fim, e se mostram em cada veia de vulnerabilidade que nos faz humanos.
É certamente a novela mais poderosa que tive a oportunidade de ter contato. ‘Pátria’ é político do início ao fim, é uma amostra do terror que sofreu e sofre o País Basco, e uma aula pra nós, brasileiros, que vivemos na ascensão de um país que ergue o nacionalismo como margem para impor ideais moralmente problemáticos.
São 594 páginas que carregam significado e relevância em cada uma delas, com capítulos curtos que dinamizam uma leitura maior do que o usual de muitos leitores. Fernando Aramburu, além disso, tem uma narrativa cinematográfica, com personagens que invadem o controle da história, em distintos tempos e diferentes perspectivas. É uma obra que saúda a literatura em seu primor. O melhor livro de 2019, não tenho dúvidas.
review imagereview imagereview image