Avaliado no Brasil em 30 de agosto de 2019
Com histórias muito bem construídas e envolventes, a obra traz narrativas de temáticas variadas sobre os desafios da vida moderna, e prende a atenção do leitor desde o início.
O primeiro conto, que dá nome à obra, "A obesidade dos cães", é o cartão de visitas daquilo que nos espera. Uma estória que leva à reflexão sobre o sentido da vida, a efemeridade das coisas e a nossa postura diante delas.
Nela, são abordados temas como a dificuldade nos relacionamentos, o luto, questões sociais, o peso dos maus hábitos e a maturidade, as escolhas e os nossos monstros interiores, a necessidade de autoafirmação, a saudade de um ente querido, o sonho da maternidade, o encontro de almas.
Destaque para o conto "Jovem aprendiz", que retrata de forma contundente a sensação de insegurança e medo nas grandes cidades, as desigualdades e o esquecimento de pessoas que foram invisibilizadas e marginalizadas em sua comunidade. Destaco, também, o conto "A poça" que, de forma genial, brinca com as noções de raso e profundo, fobias e de nossos monstros interiores.
De forma brilhante, a autora retrata situações do cotidiano de uma forma leve, clara e reflexiva, ora com humor, ora de forma sentimental. @silvianoronha_escritora agradeço bastante a confiança. Gratidão pela oportunidade de ler uma obra tão encantadora. Que venham mais contos de tão alto gabarito!
Uma obra contemporânea extremamente prazerosa de ser lida. Vi-me extremamente apegada aos personagens, todos especiais a seu modo, torci por cada um deles, senti saudades nas despedidas e alegria ao conhecer os próximos, uma montanha russa de sentimentos. O trunfo da autora é conseguir tratar de temas universais em estórias curtas com profundidade e sensibilidade raros. Ler essa delicada obra me trouxe um frescor, como doses homeopáticas de pequeninas leituras que muito me alegraram e contribuíram para uma festa de novas sensações e pensamentos.
Informar abuso Link permanente

5 de 5