10 de novembro de 2018
Esse livro ocupou sem dúvida nenhuma um lugar especial na minha lista de favoritos da vida!
Ele conta a história de Leon um garotinho de apenas 10 anos vivendo uma vida comum sem ter nenhuma idéia do horror que se estenderia em sua frente por seis anos seguidos.
" Sou um sobrevivente improvável do holocausto, tudo pesava contra mim e praticamente nada a meu favor."
Leon conta com muita graça e sensibilidade todo o relato do horror que viveu com sua família na segunda guerra mundial, tendo enfrentado fome, medo, humilhação, confinamento e por fim tendo sido levado ao temido campo de concentração.
Ele relata com bastante detalhes e objetividade tudo de mais cruel que os judeus tiveram de enfrentar, e todas as vidas que foram ceifadas ali na sua frente como se não fossem nada além de insetos que os nazistas queriam exterminar a qualquer custo.
" Se eles tivessem se dado o trabalho de nos olhar, teriam visto seres humanos iguas a eles."
É impossível não sentir uma empatia avassaladora te dominar nessa leitura, o pequeno Leon queria mais que tudo estár com sua família, mesmo que em circunstâncias deploráveis, seu maior medo era que eles fossem separados.
O livro também te proporciona conhecer algumas das ações genuínas e heróicas de Oskar Schindler, o nazista que usou de todos os seus privilégios para salvar judeus, sua lista era sem dúvida uma salvação para cada judeu que tivesse a honra de estar nela, Leon e sua família eram alguns deles.
" Eu era só um menino, não tinha nada e nem habilidades, tive a meu favor entretanto,algo mais forte que tudo: Oskar Schindler quê considerou minha vida importante."
A narrativa é bem simples, mas ainda assim densa. Pois as emoções emitidas ali são ligeiramente transmitidas ao leitor, eu mesma chorei inúmeras vezes no decorrer da história.
O mundo precisa conhecer a história de Leon e seu herói.
"NÃO SOU FILÓSOFO, MAS ACREDITO QUE OSKAR SCHINDLER DEFINE O QUE É O HEROÍSMO. ELE PROVA QUE UMA PESSOA PODE ENFRENTAR O MAL E FAZER A DIFERENÇA.
SOU PROVA VIVA DISSO"