19 de agosto de 2018
Leitura magnífica!

Hans Rosling ficou famoso pela criação, junto com seu filho e sua nora, do Gapminder, uma ferramenta de visualização de dados. Você já deve ter visto aqueles gráficos "bolha" que mostra o desenvolvimento do país de acordo com seu tamanho.

Neste livro o autor mostra como fazemos julgamento e interpretações sem se basear em dados. E muitas das vezes nossa visão do mundo atual é sustentada em dados antigos. Ele divide os capítulos com 10 instintos que nos levam a a estas falsas conclusões (pode-se facilmente substituir "instintos" por vieses).

Gostei muito como o autor se lamenta (muitas vezes utilizando ironia e sarcasmo) da facilidade com que as pessoas caem em dicotomia. Se falamos que o mundo melhorou, rapidamente alguém nos traz eventos catastróficos recentes e as milhões de pessoas que ainda vivem em condições sub-humanas. Rosling mostra como este pensamento é contraproducente e que não é porque houve melhorias e avanços, que não há mais o que se fazer. Devemos comemorar e continuar lutando. Simples.

Rosling morreu em 2017 e este livro foi considerado por Bill Gates um dos melhores que lera.

Para quem gosta de temas como comportamento, análise de dados, predileção, vieses cognitivos, esta é uma leitura obrigatória.