26 de setembro de 2019
Consegui esta coletânea em um dia que ela estava disponível gratuitamente e decidi encarar. A verdade é que apesar de nosso folclore ter um grande potencial em suas lendas, a verdade é que ele é pouquíssimo explorado - e menos ainda de um jeito que cause medo. E essa coletânea de dezesseis histórias, escritas por diversos autores surge com a proposta de aceitar o desafio e trazer histórias com as figuras já conhecidas de nossa tradição popular (como o boto, a Iara e o Curupira), além de trazer alguns menos conhecidos (é o caso do Mapinguari). E ao fim da leitura, é evidente que o trabalho foi bem sucedido. Obviamente, como todas as coletâneas, é evidente que algumas histórias se destacam mais do que outras, como o caso de "O Encanto do Boto", onde o Eduardo Casamasso dá um tom sombrio e inovador a lenda da região Norte envolvendo o peixe que seduziria moças inocentes e as engravidaria, ou "Alimente - me com o Seu Sangue", uma das mais aterrorizantes de todas, onde o Jonas Vendrame abraça o toque de filme slasher para trabalhar a lenda do Corpo Seco, que guarda suas semelhanças com a figura dos vampiros. Importante destacar que cada conto é aberto com uma arte que já dá dicas de qual figura do folclore será explorada, além da sugestão de uma música para aqueles que gostam de uma trilha sonora - algo que merece destaque, visto que as escolhas são bem acertadas. Em resumo, é um trabalho que vale a pena ser lido.

5 estrelas
72%