20 de junho de 2016
Do homem conivente em "1922" aos segredos escondidos atrás de "Um Bom Casamento", todas as 4 histórias de Escuridão Total Sem Estrelas lidam com o lado negro de nossas personalidades, que escondemos atrás de belas fachadas ou apenas cantos ainda mais escuros de pessoas que já cruzaram a linha.

Todos os contos, em um momento ou outro, incomodam, geram autêntica repulsa. Em nenhum deles o monstro é sobrenatural, mas sim humano, o que nos causa mais pavor, por ser possível de acontecer dentro de nossa realidade (mesmo em "Extensão Justa", o sobrenatural é apenas coadjuvante da maldade e mesquinharia humana).

Além disso, todos os contos são interligados pelo tema da retribuição, da resposta proporcional, da lei de causa e efeito. Todos os protagonistas são agentes ou vítimas de uma vingança, quase sempre justa e proporcional ao sofrimento passado ou causado. Nesse equilíbrio, porém, não há muito conforto: as histórias mostram que no final todos somos monstros, independente da justiça de nosso propósito. A vingança não é bem vista, ainda que satisfatória em momentos como "Gigantes da Estrada".

Em resumo, é um livro bem pesado de Stephen King, sem nenhum espaço para respirar e sem nenhum personagem que seja realmente possível de se gostar. Ainda assim - e talvez por isso - tem todo mérito de prender a atenção. Qualquer personagem pode ser nós, que temos um lado negro que pode surgir em determinadas circunstâncias.