Avaliado no Brasil em 27 de dezembro de 2019
A Vovó Chamou O Diabo Para a Ceia - Juliana Daglio
Vou resumir brevemente a história para depois comentar sobre.
Olegna, a matriarca da família Vieira morre, e como último desejo, pede ao seu filho mais velho que passe um vídeo que ela gravou antes de morrer na ceia de natal, para que toda a família pudesse ver. Na ceia, vão apenas sete pessoas, quatro filhos e três netos, devido a família ser muito grande, vários não puderam comparecer. No vídeo, para a surpresa de todos os presentes, dona Olegna diz que odeia a família, que acha que a família é uma maldição, que fez um pacto com o diabo para que todos os que tiverem na ceia morressem durante a noite. E tinha mais. Disse também que um dos membros já estava morto e que era o próprio diabo.
Com toda essa trama de "de quem é o diabo", o conto nos carrega até o fim com essa tensão de querer saber quem é o tinhoso no meio dos personagens, e a autora faz isso muito bem, pois nos mantém interessados até o fim.
Obs: se você curte aquele filme em que tem uma galera presa no elevador e um deles é o diabo, você vai amar esse conto.
Mas ao meu ver, o conto vai bem mais longe do que isso.
Ele fala sobre toda a falsidade em que várias famílias passam no natal(acredito que muitas das famílias de alguém que está lendo isso). De se falarem mal uns dos outros durante o ano inteiro, a vida inteira, e na ceia natalina passar por toda aquela falsidade e fingimento de se gostar e desejar boas coisas. De não suportar olhar para a cara de alguém e ter que aguentar essa pessoa durante a ceia.
E isso, essa mensagem passada que eu achei sensacional.
Não somos obrigados a passar com alguém que não gostamos só porque é parente ou algo do tipo. Temos que passar com pessoas que gostamos e que nos fazem bem, que nos fazem crescer.
Não consegui ler esse conto no natal passado, então resolvi guardar para esse, e acredito que fiz muito bem.
Feliz Natal atrasado a todos vocês.

4,5 de 5
102 classificações globais