6 de março de 2016
Trash é uma historia muito próxima daqueles que vivem em países como o nosso, poderia perfeitamente se passar no Brasil e em outros muitos países da América Latina, tanto que inspirou o filme rodado em território nacional de mesmo nome.
Basicamente a história trata de três garotos que vivem num lixão chamado Behala e sobrevivem remexendo nos detritos , vendendo os recicláveis que encontram, no entanto, a dupla Garo e Raphael acham uma bolsa com dinheiro e uma chave que será a entrada para aventuras e a oportunidade da vida sonhada longe da miséria, junto a eles está Rato (Jun-Jun) que os ajuda.
A polícia está atras do conteúdo da carteira encontrada por Raphael que pode ser a pista para o paradeiro de um dinheiro roubado de um vice-presidente extremamente corrupto.
As críticas e a mistura de referencias de diversos países é extremamente rica e faz-nos refletir com pesar em quantas nações esses cenários realmente existem.
Muito bem construída e em uma edição impecável da Cosac Naify este livro é uma leitura fluída que prenderá seu interesse do início ao fim.
O livro tem muitas lições que poderão abrir seu olhar para ver além do senso comum.
Recomendo.