19 de março de 2016
Este foi meu primeiro livro do Sr. Tolkien, e gostei, não vi o filme, achei o livro com um direcionamento a um público mais jovem, no entanto, as aventuras do Sr. Bolseiro trazem boas lições a pessoas de todas as idades.
O pequeno Bilbo é um hobbit, pacato, vive em sua casa na Colina, acostumado ao conforto e muitas refeições, em um dia encontra um mago que passa por sua casa e este se faz de ofendido pelo seu cumprimento, Bilbo educado tenta não ser rude e o convida para o chá no outro dia, ao sair o mago marca a porta do Sr. Bolseira e no dia seguinte quatorze anões aparecem crendo que o hobbit é o ladrão que procuravam para sua aventura rumo a terra de seus ancestrais onde desejam recuperar o tesouro a muito roubado de seu povo e mantido por um dragão. Com muita hesitação mas sentindo seu lado Tuk desafiado, Bilbo se junta a aventura dos anões, enfrentando durante a jornada muitas aventuras, perseguições e medos, mas descobrindo não só seu próprio valor, e suas capacidades, mas também o valor da amizade.
É um livro muito interessante que nos estimula a sair do conforto e buscar desafios onde poderemos nos testar e descobrir mais do que somos capazes de fazer e que não temos exata noção, viajar e aventurar-se parece ser a mensagem para nos descobrirmos e fazer novas e importantes amizades, ver as dificuldades e os prazeres do mundo para posteriormente darmos o devido valor ao que temos em casa mas não nos apegarmos demasiadamente ao conforto para nos tornarmos eternamente acomodados, ainda darmos valor a riqueza mas não demais que nos cegue o bom senso e a real valorização do restante.
Recomendo a leitura, e creio seja um livro interessante para ler juntos aos pequenos, aos poucos, com a pitada certa de fantasia e lições importantes que queremos inserir.