amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports toys videogames wireless

27 de outubro de 2018
Como já há um grande número de avaliações, não pretendo me deter em informações sobre enredo ou autor: apenas vou relatar minhas primeiras impressões.

Essa narrativa me comove e me aterroriza, sem dúvida, em grande parte por eu ser mulher. O feminino é o foco, o centro nevrálgico. Mas creio que qualquer homem de bom senso irá considerar essa uma narrativa de grande força.

Ao ler narrativas distópicas, estamos acostumados a encontrar ambientações de um futuro que nos parece distante ou, ao menos, dificilmente reconhecível pelos parâmetros atuais (um futuro no qual é evidente uma ruptura, ainda que ela nos seja omitida na narrativa). Então é possível dizer: não, jamais chegaremos a esse estado de coisas. O que apavora nessa história de M. Atwood é que essa ruptura não parece assim tão evidente. A sensação é a de que você poderia acordar amanhã nessa “República”, sem nem ao menos perceber como isso aconteceu. É uma história que parece possível no aqui e no agora. Uma história que poderia acontecer com você.

Isso parece ainda mais assustador se pensarmos que o movimento de globalização parece estar sofrendo um grande retrocesso em termos políticos e econômicos – com alguns países tendendo ao fechamento/protecionismo, e abraçando os mais diversos tipos de discursos de ódio.

Em tempo: a série (Hulu/MGM) é excelente e deve ser vista, contudo ela extrapola o livro (então, talvez este seja mais um motivo para ler a obra primeiro). O desempenho de Elisabeth Moss é extraordinário. Também achei a série mais cruel. Mas creio que isso aconteça porque a visão das aberrações humanas seja mais forte do que a narrativa. Ler a narrativa de uma tortura provoca desconforto, vê-la provoca náuseas.

R$24,99+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.