Avaliações dos clientes

50 PRINCIPAIS AVALIADORES
18 de abril de 2019
O novo livro de Steven Pinker é, por um lado, uma tese de viés otimista, sem qualquer prejuízo da excelência argumentativa e da seriedade e fidelidade empírica, sobre a história do progresso da humanidade, neste sentido dando continuidade e sendo complementar ao seu também ótimo trabalho anterior "Os anjos bons da nossa natureza". Por outro lado, e indo além, a obra é uma defesa contundente e um tratado eloquente sobre o valor e a importância dos ideais iluministas da ciência e da racionalidade, tal qual se apresentam e encaixam no contexto do mundo atual e podem ser projetados num futuro próximo.

Extremamente bem escrito, farto em dados e informações, e praticamente impecável na lógica e coerência das suas argumentações, a obra de Pinker é um chamado para a valorização do conhecimento científico como premissa e paradigma para a superação das mazelas e sofrimentos da humanidade em todos os níveis, para a evolução da nossa espécie em direção a uma nova era de saber, prosperidade, paz e solidariedade.

Inevitavelmente, dado o escopo exaustivo da tese, o autor acaba em alguns momentos fazendo longas digressões e entrando, ainda que indiretamente, em searas como a política e a economia, o que pode incomodar alguns leitores incautos. Contudo, longe de diminuir a qualidade da obra, tais digressões devem ser tomadas como extrapolações inevitáveis, uma vez que Pinker não é ingênuo e compreende bem que qualquer defesa realmente compromissada do iluminismo implica em reconhecer nele uma dimensão político-ideológica, bem como as suas implicações.

Em suma, um livro maravilhoso e excelente, que deve ser lido, absorvido e refletido com diligência, inteligência e sem preconceitos, isto é, com a mente aberta e aguçada. O eBook não apresenta problemas, sendo bem editado e formatado. Recomendadíssimo.
6 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,7 de 5 estrelas
35
R$39,90