30 de abril de 2017
Rubem Fonseca produziu grandes livros no cenário da literatura nacional e que asseguram a ele uma obra que durará por mais tempo do que muitas gerações depois que eu e você já estivermos mortos. Seus livros, permeados de personagens que compõem o amplo cenário policialesco no Brasil, vão para muito além disso: são obras que refletem sobre o cotidiano, sobre o humano, o amor, a bondade, a maldade, a nossa falta de limites.

É bem verdade que ele escreveu obras de fôlego muito maior. Mas ler o que Fonseca escreve às vésperas de completar 92 anos ainda nos traz uma sensação de estarmos lendo um livro bem escrito, bem urdido e bem narrado. "Calibre 22" tem histórias contadas com força, e o conto final com o Mandrake em plena forma me deu uma sensação de sentir um Rubem Fonseca ainda pleno de energia e tesão pela escrita. Fora que esse tem umas referências dele com a própria obra, como um cara ciente da importância que tem; há umas brincadeiras com a própria idade do autor (os personagens constantemente dizem "eu não sei", "eu não lembro", "eu não sei se já disse", o que pra mim nada mais é do que o autor - que está em plena posse de suas faculdades mentais - brincando com a questão da idade versus memória, da importância da memória e da lembrança), como quando ele diz que "hoje em dia os homens vivem cem anos e as mulheres eu acho que nem morrem mais", nada mais é do que ele, Rubem Fonseca, expressando seu desejo de chegar aos cem, e bem; ou quando ele diz que "quando a pessoa fica velha, ou perde a memória ou fica com uma memória de elefante, o que é o meu caso", é claro que ele está falando dele mesmo através do personagem, mandando um recado pra que as pessoas saibam que ele está com o sangue quentíssimo e que ainda tem muito a dizer. Por todas essas e muitas outras coisas, tenho certeza de que "Calibre 22" é um livro com muita personalidade e substância. E que seguramente vale a pena ser lido.