27 de fevereiro de 2019
Trata-se de uma releitura de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. O livro é fiel à obra da querida autora de época. Pouquíssimos elementos foram modificados. A família Bennet e Mr. Darcy - crush literário de 9 em cada 10 leitoras de época - são descritos com precisão. Temos aqui duas irmãs Bennet, Liz e Jane, que, adultas e resolvidas, retornam à cidade natal em razão de problema de saúde do pai. Encontram uma situação familiar caótica e desapegada da realidade. Entre a tentativa de resolução dos problemas familiares - não tão enfática no romance original - e pessoais, nossa protagonista Liz se envolve com o neurocirurgião Darcy, inicialmente com frieza, passando ao fervor. As nuances da personalidade destes personagens parecem ter sido tratadas com detalhamento, talvez obra da perspectiva atual dada ao antigo. Não é um livro a ser lido rapidamente, mas sem dúvida se propõe ao seu objetivo de lançar novas luzes ao consagrado drama. Recomendo a leitura, especialmente para os apreciadores de Jane Austen.