Avaliações dos clientes

14 de setembro de 2016
Mesmo quem não leu "Senhora", de José de Alencar, mas sabe um pouco sobre a história, vai logo identificar as inspirações da autora em Aurélia Camargo para compor Liarlinde. Destemida e decidida desde pequena, logo percebemos a presença de uma forte personalidade em Liarlinde, que não demora a se revelar uma verdadeira guerreira. Um grande mérito da autora foi construir uma personagem feminina que, ao mesmo tempo, fosse fiel à Aurélia alencariana (que já era forte, mas ainda restrita pela sociedade da época) e compatível com os ideários de hoje, que tende a reconhecer a mulher em posição de igualdade ao homem. Assim, a protagonista não decepciona e, apesar de sua personalidade vingativa e talvez até "rancorosa" incomodar alguns, Liarlinde é uma personagem completa e complexa, indo muito, muito além do resultado de uma mera transposição de Senhora para o planeta vermelho.
A ideia de que a história se passasse em Marte foi, aliás, uma sacada incrível. Descobrimos um mundo completamente novo (com direito a observações sobre o astro a la Douglas Adams), aparentemente tirado inteiramente da cabeça da autora. Assim, a cada capítulo temos uma nova surpresa, seja com o enredo, seja com os elementos do cenário fantástico.
Com certeza, é um livro que agradará mesmo àqueles que nunca abriram um livro de Alencar na vida. Aliás, é evidente que Soberana – longe de ser uma réplica – tem uma linguagem muito mais acessível e bastante próxima dos leitores contemporâneos, tornando a história toda mais leve e fácil de de ser lida. Uma protagonista guerreira, muita ação e um toque de fantasia: "Soberana" está recomendadíssimo para qualquer leitor, de todas idades.
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,4 de 5 estrelas
22
R$15,90