amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports wireless

19 de outubro de 2016
A felicidade não é um presente, ela é uma escolha e uma realização. Ter a certeza baseada em pesquisa científica de que a felicidade pode ser trabalhada, conquistada, é um dos ensinamentos do livro “Felicidade Autêntica”. Escrito pelo psicólogo americano da Universidade da Pensilvânia Martin E. P. Seligman, ph.D., ex-presidente da American Psychological Association, aprendemos o que é a psicologia positiva e a partir de um exemplo: enquanto a psicologia tradicional sempre esteve preocupada em nos levar de -5 para -3, a psicologia positiva procura nos levar de +2 para +7. Como conseguir isto? O livro segue colocando como é errada a crença de que existem maneiras rápidas de se alcançar a felicidade, alegria, entusiasmo, conforto e encantamento. Nós podemos ter o prazer imediato, mas não queremos apenas estes sentimentos positivos efêmeros, queremos ter direito a eles no longo prazo. O livro nos ensina que a emoção positiva desligada do exercício do caráter não nos tira do vazio espiritual, e que o que é realmente importante é o bem-estar duradouro que vem do exercício das nossas forças e virtudes pessoais. Estas virtudes, valorizadas em quase todas as culturas pelo que são e não como meios para atingir outros fins são a sabedoria e o conhecimento, a coragem, o amor e a humanidade, a justiça, a moderação e a espiritualidade e transcendência. Estas virtudes principais podem ser subdividas em 24 forças, com a finalidade de classificação e medição objetiva. Assim, a sabedoria pode ser subdividida nas forças da curiosidade, gosto pela aprendizagem, critério, inteligência social e perspectiva. O amor inclui a bondade, a generosidade, o ensino e a capacidade de amar e ser amado. A coragem diz respeito a bravura e valentia, perseverança/diligência e integridade. A justiça envolve aspectos relacionados a cidadania/dever/lealdade/espírito de equipe, imparcialidade/equidade e liderança. A moderação por sua vez diz respeito ao autocontrole, prudência, humildade. A transcendência relaciona-se com a gratidão, esperança/otimismo/responsabilidade com o futuro, espiritualidade/fé/religiosidade/senso de propósito, perdão/misericórdia, bom humor/graça, animação/entusiasmo e apreciação pela excelência e pela beleza. O autor nos pede que façamos testes no livro para identificarmos dentre as citadas as nossas principais forças. Os testes são inteligentes e interessantes, exemplos da psicologia em ação. Uma vez encontradas as forças e virtudes relacionadas, para uma vida boa – com felicidade abundante e gratificação autêntica - devemos usá-las diariamente nas principais esferas da vida: trabalho, amor e criação dos filhos. Com isto conseguiríamos uma vida muito mais feliz e prazerosa. A obra é excelente, impressiona pela clareza, pelos exemplos de situações reais e por mostrar um caminho, e ainda é recheada de resultados de pesquisas científicas, não sendo uma peça de autoajuda. O livro é sem dúvida transformador, para aqueles que quiserem melhorar. Vale cada página. Marco da Camino Ancona Lopez Soligo