16 de setembro de 2018
Mais uma vez, uma obra muito bem escrita, que prende a atenção do leitor e que deixa uma sensação de "quero mais" quando vai se chegando as últimas páginas... A marca de Philip K. Dick em questionar a realidade aparece forte nessa narrativa.

O que mais me chamou a atenção é que distopia foi constituída com uma base muito sólida, em que Dick compôs os personagens e o ambiente mundial, pós-vitória do Eixo na Segunda Guerra, com muita vivacidade e realismo.

Os medos, os anseios e os sonhos dos personagens são incrivelmente vigorosos, fazendo com que o leitor consiga criar a imagem de todos eles. Sempre que surgia o Sr. Tagomi, por exemplo, vinha a minha mente o ator Kensaku Watanabe, do filme "A Origem".

Foi realmente impressionante imaginar/construir as imagens das cenas presentes no livro! A obra é densa e permite isso!

O final é decerto surpreendente e inconclusivo: será que a realidade é tudo aquilo que lemos no "O Homem Do Castelo Alto" ou a realidade está no subconto "O Gafanhoto Torna-se Pesado"? Ou as duas realidades são verdadeiras? Se sim, será que são universos paralelos?

P.S: Para quem gosta do ensinamento Taoista, o livro é um prato cheio, pois o aborda em todos os momentos, via o I Ching ou Livro das Mutações.

Leia e tire suas próprias conclusões! Nota 10/10!