Avaliado no Brasil em 4 de novembro de 2020
Eu amo a escrita de Stephen King, as histórias, a construção da narrativa e dos personagens e estava muito ansiosa pra ler O iluminado, pois nunca assisti ao filme e nem sabia de detalhes da história, apenas soube que é um dos melhores livros do autor e eu concordo.

Em O iluminado nós conhecemos a família Torrance e logo no começo fica claro que eles tem seus problemas. Jack é um homem que tem suas dificuldades para controlar sua personalidade. Sendo alcoólatra sóbrio por 01 ano, ele já passou por situações em que "perdeu o controle", como ele mesmo chama, e foi violento com seu filho e um de seus alunos, algo que rendeu sua demissão. Vemos que Wendy, sua esposa, continua hesitante sobre ele ter se "curado" do alcoolismo e ser digno de sua confiança. É notável que ela o ama, mas que o teria deixado se tivesse um melhor relacionamento com a mãe.
Em paralelo a isso, nós temos Danny, o filho do casal, que tem a capacidade de ler mentes e prever o futuro. Danny sabe tudo o que se passa na cabeça dos seus pais e para um menino de 04 anos isso não é tão simples assim. Principalmente depois que ele tem uma previsão assustadora relacionada ao novo trabalho do seu pai que ele não consegue entender. A pista: Redrum.

Minhas considerações:
Jack Torrance é um personagem muito complexo. Stephen King nos trouxe, em 1977, um personagem tridimensional que nos mostra um homem alcoólatra que tem medo de fazer mal à sua família. Um homem que ama sua esposa e seu filho que já magoou uma e machucou o outro. Um homem que foi violento com seu aluno de maneira chocante. Temos várias camadas em Jack Torrance e por acompanharmos seus pensamentos de perto, nós podemos ver seus conflitos internos e isso é fascinante.
A história toda migra dos pensamentos desses 03 personagens para o que está acontecendo no Hotel Overlook. O hotel assombrado foi muito bem feito; desde o começo nós conseguimos sentir que existe algo maligno ali e quanto mais sabemos do que já aconteceu neste hotel, mas descobrimos para onde os Torrance estão caminhando.
Danny é um personagem extremamente cativante, um garotinho amadurecido pela sua habilidade de saber o que se passa na cabeça de seus pais. Eu fiquei o livro inteiro torcendo por esse garoto, curiosa para saber o que ia acontecer com ele. Não foi difícil saber o que significa Redrum, porém a ansiedade só cresceu.

A edição da coleção Biblioteca Stephen King é primorosa e conta com um prólogo e epílogo inéditos que conta a história do hotel e o que houve com os Torrance depois do que aconteceu no enredo do livro.
Informar abuso Link permanente

4,8 de 5