11 de outubro de 2019
A Tahereh foi bastante criticada pelo final corrido de Incendeia-me (que era pra ter sido o último) e provavelmente isso combinado com o sucesso que foi a trilogia, motivou ela a escrever mais livros. Terminei Desafia-me achando que essa decisão talvez tenha sido um enorme erro.

É difícil para mim dizer isso e dar apenas 3 estrelas porque eu amo demais os quatro primeiros livros, amo os personagens e toda a história que ela criou.
Eu li o anterior morrendo de medo de não gostar e acabar preferindo que tivesse terminado no terceiro mesmo, mas felizmente eu amei, e foi um dos meus favoritos da série, então fiquei animada para ler o próximo.
Porém, agora eu sinto que a Tahereh começou a inventar muitas coisas novas para poder ter conteúdo para mais livros/contos, e, isso não está me agradando tanto quanto eu queria. Não parece combinar com tudo o que ela já criou anteriormente.
Achei muitos acontecimentos forçados demais, até mesmo momentos de descontração.
Uma parte de mim achou o final fofo, mas a parte sensata sabe que isso é o meu coração mole falando mais alto e se recusando a ver que a história está sem rumo e com vários acontecimentos aleatórios no meio só pra encher linguiça.

Para não ser totalmente negativa, eu também quero apontar que a escrita da autora continua tão boa quanto antes, e isso me fez ficar presa no livro desde que comecei a ler.
Também gostei de alguns capítulos narrados pelo ponto de vista do Kenji. Um personagem que já mostrou nos livros anteriores que tem muito a oferecer e felizmente vem ganhando cada vez mais espaço na história.
Para finalizar a parte positiva, eu amei os poucos momentos compartilhados entre Juliette (ou Ella) e Aaron.
Porém, nada disso apaga a confusão e enrolação que é Defy Me, e eu estou realmente triste por não estar colocando esse livro na minha lista de favoritos e surtando para todo mundo ler.

Não vou desistir da série agora e com certeza vou ler o último, mas vou diminuir um pouco minhas expectativas e torcer para ele ao menos ter um final decente