Avaliações dos clientes

Avaliado no Brasil em 17 de outubro de 2020
Em meio à tantas leituras, há aqui em Cidade Febril profundidade de temas sociais que apontam para polémicas debatidas até os dias atuais.
Eventos e temas que são descritos no Maravilhoso Texto de Sidney Chalhoub que "vira e mexe" ressurgem ou renascem para "assombrar" parte da população Carioca e Br.

O estudo que o historiador nos entrega em Cidade Febril mostra um mergulho do mesmo a identificar situações que influem em nosso cotidiano com força asustadora, produzida pela formação das políticas de saúde pública do País com apoio das Elites.

Nessa obra você encontra temas como o combate a varíola e febre amarela, escravidão, a segregação classista, a derrubada dos cortiços na região do Centro da Cidade entre outros.

É interessante para ajudar a entender também como a historiografia dos anos 80 esteriotipou o ex prefeito Pereira Passos como um ditador, quando na verdade influentes, higienistas, empresários e politicos antes dele já haviam organizado a "expulsão" e segregação aos pobres que viviam na região do Centro RJ.
Recomendo as leituras de A Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro - André Nunes Azevedo e Favelas do Rio de Janeiro : história e direito de Rafael Soares Gonçalves.
1 pessoa achou isso útil
Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,9 de 5 estrelas
4,9 de 5
106 classificações globais
5 estrelas
91%
4 estrelas
5%
3 estrelas
3%
2 estrelas 0% (0%) 0%
1 estrela 0% (0%) 0%