6 de março de 2014
Esse livro tem, com certeza, bem mais ação que o primeiro da trilogia. Tem também mais romance. Na resenha do primeiro livro comentei que não entendi como a Nina se apaixonou repentinamente pelo outro protagonista, pois foi algo muito sem noção, não se pode conceber uma paixão por uma pessoa que a trata tão mal. Sinceramente, se eu fosse a Nina, odiaria o Richard. Mas, como eu disse na resenha do primeiro, basta meia dúzia de palavras pra ela se derreter por ele. Inadmissível! hahaha
Ela também não questiona muito, não se mostra corajosa, está seeeempre fraca e sem energia. Dorme mais do que fica acordada.
As descrições dos seus sentimentos são extremamente exageradas, tudo a incendeia, queima, faz tremer, levar choque, cair, não consegue falar. Ela está sempre se sentindo dessa forma, raros são os momentos em que ela está bem, sem sentir nada e simplesmente vivendo. E isso é exatamente o que o leitor não quer ler. O leitor quer ver ação vindo dela, vindo da própria narradora da história. Na minha opinião, o leitor não quer ver a Nina fraca, quer vê-la, sim, agindo, guerreira e forte. Acho que nesse aspecto, o livro chegou a ficar cansativo, pois essas sensações vinham a todo tempo, qualquer que fosse a cena ou a situação em que ela estivesse passando.
Afora a personalidade chatinha da Nina e a descrição de suas sensações "sem noção", o livro continua como o primeiro, sendo muito bem escrito e a leitura flui bem, os mistérios vão sendo desvendados a cada capítulo, alguns conseguimos entender completamente, outros são suposições difíceis de descobrir (provavelmente só saberemos no próximo livro da trilogia).
Tem algumas cenas desnecessárias, como o início do livro em que Richard chega a Thron e é ovacionado pelo povo, e aquelas mulheres dando em cima dele, toooooda essa parte poderia ser ocultada do livro. Ao meu ver, não acrescenta em nada a história e só faz dar vergonha alheia pra quem está lendo.
Na maioria da leitura, me pego torcendo pelo John, e não pelo Richard. Acho que sou uma exceção, pelo que vejo todas amam o Richard, mas a personalidade do John me atraiu mais, acho que ele e Nina formariam um belo par. Confesso que durante a leitura sempre pensei que a Nina se apaixonaria pelo John, mas não vou dizer se sim ou não, senão seria spoiler. Só lendo para saber.
Recomendo. Público alvo: juvenil e feminino.