amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office PC sports toys VideoGames wireless

5 de junho de 2019
É difícil falar deste livro sem dar spoilers. Na verdade, é difícil falar deste livro de qualquer maneira. Não sei se isso é bom ou é ruim. Não foi a não linearidade que me incomodou, mas toda essa fantasia. Sim, é um livro sci-fi fantástico, eu já esperava por isso. Quis experimentar e tentar uma leitura completamente diferente do que geralmente leio. Como experiência foi válido, mas não posso afirmar que gostei do livro e do estilo.

Acho que Sartre me fez pensar muito mais e de forma muito mais pulsante e pungente sobre as mesmas questões levantadas aqui: qual é o propósito da vida?; qual é o sentido da vida?; temos liberdade de escolha?; estamos sozinhos no espaço? O que, afinal de contas, estamos fazendo flutuando nesse espaço?

São três histórias que se encontram e se entrelaçam: um aventureiro das galaxias que tromba com algo que o transforma em um ser que pode ver o futuro e viajar pelo espaço e diferentes planetas do nosso sistema solar se materializando; um jovem bilionário que ao perder tudo embarca numa viagem até Marte onde tem sua mente apagada e é obrigado a ingressar no exército que se prepara para fazer um guerra contra a Terra e um robô preso em uma da luas de Saturno enquanto aguarda seus compatriotas enviarem a peça que falta em sua nave espacial para continuar viagem. Ahh, e tem também uma parte com marcianos perdidos nas cavernas de Mercúrio.

Todo esse enredo, marcado pela sátira, pelo sarcasmo e pela ironia para nos fazer pensar no quanto não há nenhum propósito na vida. Estamos nesse planeta sem qualquer motivo especial. Religiões não fazem qualquer sentido, as pessoas se deixam ser controladas e manipuladas e decidem acreditar nas coisas sem sentido.

A ideia de que não há propósito na vida é, ao mesmo tempo, libertadora e esmagadora. Somos seres humanos e faz parte de nossa natureza dar significado para tudo, principalmente para a vida e para a morte - que, a rigor, são dois lados da mesma moeda.

Eu, particularmente, prefiro pensar nessas questões a partir da perspectiva de Sartre e de Camus.

R$26,97+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.