16 de junho de 2017
Lembro-me de quando publiquei a resenha do livro "1894", de George Orwells, que várias pessoas disseram que eu deveria ler também "Admirável Mundo Novo". E eis-me aqui, para contar as impressões sobre este clássico de Aldous Huxley.
O principal fator determinante para a minha perturbação é que esta obra foi publicada em 1932 e, sem dúvidas, um desavisado poderia interpretá-la como sendo de 2017 (sim, todo mundo diz isso).
Esta distopia mostra-nos o que aconteceu com a evolução da nossa espécie, onde a ciência é supervalorizada em detrimento às emoções humanas, totalmente rejeitadas e amoralizadas. A sociedade é propositadamente condicionada a ter suas opiniões e crenças, baseadas no interesse do autoritarismo estatal que controla as castas (das mais baixas às mais altas, cada qual com a sua função social - conceito muito familiar para a nossa vida contemporânea). Para fugir das dores, angústias e medos, existe uma droga chamada "SOMA", servindo para tranquilizar os cérebros dos habitantes desta nova civilização, que trabalham e tem divertimentos de acordo com o que seu senhor e salvador, Ford (Henry?), o quer. Ford é seu "deus" e é venerado o tempo todo.
"Admirável mundo novo" é uma crítica à industrialização do final do século XIX e começo do século XX. Nesta obra, Huxley escancara o lado mais obscuro do modus operandi daqueles que habitam tronos muito acima dos presidentes das grandes nações - aqueles homens, que com seu poder e dinheiro, interferem diretamente no ciclo da sociedade.
O livro vale pela narrativa distópica. As personagens e a estorinha de fundo não me cativaram.
"A filosofia é a arte de encontrar más razões para aquilo em que se crê por instinto. Como se nós acreditássemos em alguma coisa, seja o que for, por instinto. Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. A arte de encontrar más razões para aquilo em que se crê por outras más razões, isto é a filosofia."

479 classificações de cliente{formattedReviewsCount} {totalReviews, plural, = 0 {avaliações de clientes} = 1 {avaliação de cliente} other {avaliações de clientes}}