4 de janeiro de 2018
Já conhecia Patrícia Melo, escritora brasileira radicada na Suíça, de nome e renome. Mas, antes de Gog Magog, não tinha entrado em contato com seu trabalho.

Pois este livro foi um belo cartão de visitas, a começar pelo projeto editorial. O título, menção a um monstro mítico devorador de seres humanos, o que será explicado ao longo da obra, por si só é chamativo. Porém é a imagem que capta a atenção do leitor.

Patrícia Melo escreve muito bem. Logo ao primeiro parágrafo já somos arrebatados pela narrativa: "(...) nunca jamais entendi por que o ruído não é considerado uma arma branca."

Esse início já dá a tônica da violência que perpassa a história. Violência de todas as ordens, pequenas e grandes, físicas e emocionais. Um "pacato cidadão" - suposto, na verdade - será levado a cometer um crime depois de se desentender com o vizinho barulhento. Mas será só isso mesmo?

Ao longo do livro, veremos o relato, em primeira pessoa, dos fatos que conduziram um "brasileiro tranquilo" a uma espiral de ódio, conflito, morte, culpa e sofrimento. Em partes, sua trajetória lembra um pouco a de Raskólnikov, herói (?) do clássico Crime e Castigo. Arrisco dizer que não sem razão...

Trata-se, em verdade, de um "estudo" sobre a selvageria civilizada de nossos tempos. Como a crueldade de nossas atitudes e relações está recoberta por aparente normalidade, mas prestes a se revelar, ao menor ruído.

A autora domina com maestria sua história. Dona de uma prosa crua, ela não poupa nada nem ninguém. Politicamente incorreta, aponta o dedo do meio para a classe média, para os políticos, para o Judiciário, o sistema prisional. E escancara nossas mazelas, especialmente relacionadas à educação brasileira.

Mas não se enganem. Apesar da crueza, este romance diverte à beça.

Enfim, uma leitura imperdível, em sintonia com nossos tempos.

10 classificações de cliente9 avaliações de clientes