30 de março de 2019
O Enredo do livro Trono de Vidro, conta a história da assassina Celaena, uma garotinha que cresceu sem a presença dos seus pais, logo, foi encontrada por um homem que criou Celaena para matar na cidade de Terrasen, que pertence a Erilea. Dessa forma, após alguns anos Celaena é a famosa Assassina de Ardalan. Entretanto, ela foi pega em uma armadilha e capturada para servir como escrava nas Minas de Sal de Endovier, um trabalho terrivelmente forçado e cansativo. Nada tirava a esperança da assassina de conseguir fugir, até que, o príncipe herdeiro de Endovier, Dorian propôs a ela uma oferta irrecusável.

Servir o Rei por alguns anos e enfim Celaena seria libertada. Esse é o combinado com o príncipe herdeiro, mas, como nada é fácil a assassina terá que passar nos desafios providos pelo Rei no Castelo de Vidro. Assassinos, ladrões e outros, foram convocados para participar dos desafios e quem vencer será o assassino (a) no Rei, e após alguns anos a liberdade. A disputa não deixa Celaena preocupada, porque é a melhor, é claro, mas tem uma pessoa específica na competição que deixa Celaena fora de si.

Depois de tanto tempo nas Minas de Sal, a assassina precisa treinar suas habilidades novamente, aí que conhecemos o Chaol. Ele é o capitão da guarda real é melhor amigo de Dorian. A principio ele é um “Ogro” com Celaena, mas ao longo da história percebemos que há muitas coisas que o capitão reprime, mas o que ele fez no final do livro.... Eu só tenho que bater palmas👏👏👏.

Dorian, ou príncipe herdeiro não tem um relacionamento muito bom seu pai, mas, ele tenta focar em outras coisas que não sejam relacionados com o rei. Já a mãe dele, quer casar Dorian de qualquer maneira. Contudo, ele não quer isso, e seus relacionamentos são passageiros, até que ele conheceu a assassina de Ardalan.

Existem vários personagens secundários que são importantes para o desenvolvimento da história, como, Nehemia e Nox, mas eu teria que entrar em detalhes na história. Em segundo plano, acontecem coisas com Celeana no Castelo de Vidro, algo no lugar não é bom. E, essa parte me surpreendeu muito, até mesmo o desfecho da história, porque eu não esperava nada igual da autora, porém foi uma surpresa boa. Há muito tempo, o rei baniu a magia do reino, então as coisas que estavam acontecendo dentro do castelo de vidro é mistério que a assassina terá que desvendar.

Acontece também em segundo plano, problema referente à conquista de novas terras em Erilea, a o Rei também não facilita as coisas. Neste livro essa questão não é desenvolvida, mas eu aposto que uma guerra entre reinos irá vir.

Não que o meio da história seja desinteressante, mas como sempre a autora deixa toda a emoção da história para o final. O livro sempre fala que a Celaena é imbatível, entretanto, esse livro ainda não conseguiu me convencer disso. Devido a circunstâncias do enredo, não vi a Assassina de verdade. Eu espero que o segundo livro foque no lado assassina dela também. Tem triangulo amoroso? SIM, só que é bem leve, não é aquele triangulo chato. Eu já escolhi quem eu quero que fique com nossa assassina.. rsrs