15 de outubro de 2019
Acabei a pouco de ler o novo livro de Stephen King "O Instituto".
Gostei muito da premissa. O livro se passa em um mundo paralelo onde alguns adultos são extremamente cruéis com crianças especiais, e o numero dessas crianças é absurdamente grande. Um mundo onde a profusão de "Carries" a estranha é absurdamente alto.
O livro é bem linear e auto explicativo, com soluções fáceis para problemas difíceis.

Alguém lembra dos episódios do Scooby Doo, quando eles conseguiam capturar o vilão e esse amarrado explicava o episódio todo? " pensei em espanta-los daqui porque me interessava em roubara mansão mas vocês apareceram " Então, esse livro é bem assim. A Sra Sigsby explica tudo ao leitor assim que se vê em enrascada. O homem com ceceio da mesma forma aparece no final para explicar ao leitor o porque da existência do instituto, isso poderia ter sido exposto na trama sem precisar tantas explicações verbais " eu fiz isso porque nos temos esse plano e isso é maior do que vocês imaginam" Sim, nós precisávamos saber de tudo, mas não de forma auto explicativa. A própria solução para a fuga veio de uma motivação sem sentido, alguém que precisava das dicas de uma criança para arrumar um advogado lá fora e isso a transformaria em uma pessoa boa da noite para o dia.
Para quem leu "Novembro de 63" "IT a Coisa" fiquei um tanto quanto surpreso em ler um Stephen King tão fraco usando muitas paginas para ser óbvio. Continuo fã do autor, mas dessa vez ele errou a mão escrevendo algo já pensando em adapta-lo para TV, algo bem hollywoodiano com todas a obviedades de roteiro mastigado que não exigem dos espectadores o minimo de raciocínio e ponderação, não há lacunas a serem preenchidas é tudo explicadinho nos mínimos detalhes.