29 de agosto de 2019
Já tinha lido da autora "O Fim do Homem Soviético" e me encantei com seu estilo, a narrativa oral, o reconto de milhares de vozes que ouviu nos anos de pesquisa para cada livro que escreveu. Entretanto, este consegue ser muito melhor do que o que li antes.
E trata da vida das pessoas que por serem moradores, trabalhado no combate ao incêndio no reator foram afetadas pela radiação, coisa para as quais nunca foram preparadas e que em muitos casos nem acreditavam nos efeitos ruins para a saúde.
E no meio de tudo isso, o estado socialista num total falta de planejamento para dar uma resposta ao desastre que só com o sacrifício de incontáveis vidas não foi muito maior.
Histórias de heroísmo temos em penca neste livro. É inacreditável o número de pessoas que deu sua vida para em condições pavorosas de segurança pudesse acabar com o incêndio no retor e controlar os danos na região circunvizinha.
Depois de Tchernobil ficou difícil qualquer justificativa para manter-se o regime do Partido Comunista na URSS.
LEITURA QUE ENRIQUECE.