Avaliações dos clientes

1 de agosto de 2013
ESSE COMENTÁRIO SE REFERE AO LIVRO CUJO ASIN É B005CIGTE6.

A primeira vez que li "Memórias Póstumas de Brás Cubas" foi para um trabalho escolar. Até então, já conhecia "Helena" e "Iaiá Garcia" e o novo livro foi uma decepção: engoli como remédio de gosto ruim, o Machado romântico tinha melhor sabor. Só anos depois, aceitei o desafio de relê-lo e acabei mudando minha opinião.

Machado de Assis é realmente genial e esse livro comprova a afirmação. Considerado uma obra-prima da literatura, representa um marco na sua extensa bibliografia e foi a partir daí, que o autor foi alçado ao posto máximo dentro de nossa ficção. Portanto, peço perdão, muito jovem, não tive capacidade para compreender sua sutil ironia e severas críticas além do alcance de seu talento.

A obra não só inaugura sua fase realista como introduz o romance psicológico no Brasil. Representa uma verdadeira revolução de ideias e formas, a medida que aprofunda o desprezo pelas idealizações românticas através de um enredo alienar, marcado pelo estilo direto e sem floreios. Também apresenta uma singularidade: um defunto como narrador que, pessimista e indiferente, expõe sua vida com desdém, tendo como cenário o Rio de Janeiro do século XIX.

Um ponto merece esclarecimento: qualquer semelhança entre Brás Cubas e Machado de Assis é mera coincidência. Essa confusão é frequente e advém da obra ser contada na primeira pessoa, contudo, o protagonista é um homem abastado, representante de uma aristocracia que o escritor jamais fez parte. Aliás, Brás Cubas não passa de um parasita, cheio de caprichos, que, entediado e sem perspectivas, trata tudo e a todos com desrespeito. O paradigma da desfaçatez de uma elite escravista e esse sob esse olhar que ele descreve o mundo.

Se você nunca leu ou deixou inacabada a leitura, lembre-se de que nem todo amor é à primeira vista. Contudo, se você já é um admirador do livro, não deixe de inclui-lo em sua biblioteca virtual.*

Nota:
- Edição com índice ativo e não adaptada à nova Reforma Ortográfica. Apresenta cronologia e breve biografia do autor.
2 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,8 de 5 estrelas
63 classificações de cliente
R$8,00Frete GRÁTIS com o Amazon Prime